5 dicas para correr a Special Run!

Muitos corredores que irão participar da 6ª Corrida Special Run ainda não conhecem o novo percurso da prova. Este ano o percurso foi modificado e então, mesmo para quem participou das edições anteriores, algumas atenções são necessárias.

O percurso desta prova está entre os mais desafiadores – se não, o mais desafiador – entre as corridas de rua de Piracicaba. Com muitas subidas e descidas o trajeto é uma excelente oportunidade para testar sua condição física e a capacidade de elaborar estratégias de prova.
Algumas pessoas não gostam de percursos difíceis mas, particularmente, acredito que são durante as dificuldades das provas que mais nos desenvolvemos. É quando saímos de nossa zona de conforto, que a expandimos para um nível ainda maior.

Afinal, nossas melhores recordações sempre estão associadas à conquistas repletas de desafios, certo? Sempre damos mais valor para aquilo que foi mais difícil de conquistar.

specialrun

Então, segue 5 dicas elaboradas pelo nosso professor, Rodrigo Galhardo, para os corredores que irão fazer a prova pela primeira vez:

1 – Cuidado com o ritmo inicial: Aos novatos em corrida, um dos erros mais comuns é “se deixar levar” pela velocidade dos mais experientes. Após a largada da prova, há uma tendência dos iniciantes – empolgados com o clima do evento – seguir o ritmo dos corredores que estão mais a frente, até que, após alguns metros, sua respiração fica mais ofegante, se sente mais cansado que o habitual e é obrigado a caminhar para descansar. Na grande maioria das vezes, esse aumento da velocidade inicial ocorre sem que o próprio corredor perceba. Então, estar atento aos sinais do corpo e respeitar seus limites é fundamental para aproveitar bem a prova.

2 – Não force o ritmo nas subidas: As subidas do trajeto da prova são mais longas do que muitas outras de Piracicaba. Quando enfrentamos algumas subidas curtas, por vezes, é melhor acelerar para passar logo por ela. Mas, quando nos deparamos com longas “muralhas”, o mais prudente é diminuir um pouco o ritmo, para garantir que conseguirá terminá-la. Tentar aumentar o ritmo para ultrapassar os que estão mais devagar, pode ser um grande erro nesta parte da prova.

3 – Não exagere nas descidas: Depois de uma longa subida, qualquer corredor se sente aliviado ao ver uma descida. Mas, as descidas merecem tantos cuidados quantos às subidas. As subidas, por característica, são mais cansativas, pois exigirem maior produção de força do corredor. Em contrapartida, às descidas são mais lesivas pois, é durante a fase de “frear” o movimento das passadas, que temos maior estresse em nossa musculatura. E como teremos muitas descidas na prova, todo cuidado é pouco.

4 – Hidrate-se: Como já disse anteriormente, este é um dos percursos mais desafiadores de Piracicaba, o que exige um alto nível de esforço dos participantes para completar a prova. Com o aumento do esforço, há um aumento de nossa temperatura corporal e, por consequência, nossa taxa de sudorese também aumenta – visto que o suor é uma maneira de nosso corpo regular nossa temperatura interna. Com o aumento do suor, perdemos mais líquidos e, para que possamos manter um bom desempenho na corrida, é muito importante reabastece-los. Então, não pense que estará perdendo tempo ao pegar água nos pontos de hidratação. Isto poderá aumentar seu rendimento ao longo da prova.

5 – Curta cada momento: Por fim, vale lembrar que não somo atletas profissionais. Não somos pagos para ganharmos a prova e não temos cobranças de patrocinadores. Claro que todos buscamos sempre melhorar e usufruir de toda dedicação aos treinamentos mas está não é uma prova para quebrar recordes pessoais. Então, aproveite a corrida de outra maneira. Curta as belas paisagens da corrida – já que quase nunca temos a oportunidade de corrermos por este percurso –, corra com os amigos, conheça novas pessoas e aproveitem a “festa”. Afinal, o mais importante é se divertir!

Aos que ainda não se inscreveram para a prova, garanta já sua inscrição! As vagas são limitadas e estão quase se encerrando! Clique AQUI e inscreva-se!

Rodrigo S. Galhardo, professor BioEco – Corrida / Treinamento Funcional / Personal Trainer. 

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