Falta de motivação pós-prova: o que fazer?

É muito comum sentir desânimo e total falta de motivação após seu evento principal da temporada de longa distância.

Temos aqui dois problemas, o físico e o psicológico. Pensando no desgaste físico,  após uma prova de longa distância, como um Ironman, somando-se ao período de treinamento que antecedeu a prova, o organismo provavelmente ficará debilitado, dolorido, podendo apresentar, apetite irregular e sono prejudicado nos dias seguintes.

Pensando na questão psicológica (que também pode ser influenciada pela física) não é raro encontrar atletas desmotivados.  A dedicação nos treinos foi exigente, por muitos dias, com rotinas árduas de treinos, alimentação rígida, diminuição do tempo com a família, e de um dia para o outro, após a competição “alvo”, mesmo com a sensação de dever cumprido o atleta se vê sem objetivos, sem metas, sem rotina de treino, alimentação desregrada, sem motivação para treinar!

Minhas dicas práticas são:

1- Deixe objetivos estabelecidos após a prova principal, isso é muito importante, objetivos definidos, já tenha um plano a seguir após seu principal objetivo.

2- Tire um tempo de folga, mas não muito, algo em torno de uma semana para voltar lentamente aos treinos, alimentação regrada, isso evitará que se acostume com a rotina “errada” de comer mal, falta de regularidades de horário de treinos…

3- Nos dias após a prova, é muito importante que se alimente bem e durma mais para recuperar o equilíbrio físico e psicológico perturbado pela prova! Isso é muito importante para estar apto a voltar a rotina novamente.

4- Para cumprir satisfatoriamente o item 3, se possível, deixe programado alguns dias de folga do trabalho.

5- Mantenha sempre contato estreito com seu treinador, ele irá motiva-lo e ajudar a colocar as melhores práticas para você se recuperar de maneira mais eficiente!

Lembre-se, o atleta amador de longa distância também deve ter um estilo de vida apropriado para a prática de maratonas, Ironman… ou seja, treinamento e alimentação com orientação profissional e consumo moderado no álcool.

Acho que é isso, espero que essas dicas simples melhore sua recuperação após sua prova principal!

Abraços e bons treinos! – Rafael Aragon, Prof. BioEco

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