Tecnologia aliada ao esporte: Eletroestimulação

O princípio da eletroestimulação consiste em estimular as fibras nervosas por meio de impulsos elétricos transmitidos por eletrodos.

Os impulsos elétricos gerados pelos estimuladores concebidos pela máquina são impulsos de alta qualidade, oferecendo segurança, conforto e eficácia e estimulando diversos tipos de fibras nervosas:

1. Os nervos motores para estimular uma resposta muscular. A quantidade e os benefícios obtidos dependem dos parâmetros de estimulação e daquilo a que se chama a eletroestimulação muscular (EMS).

2. Determinados tipos de fibras nervosas sensíveis para obter efeitos analgésicos ou de alívio da dor.

3. Estimulação dos nervos motores (EMS).

Na atividade voluntária, a ordem de trabalho muscular provém do cérebro, que envia um comando às fibras nervosas sob a forma de um sinal elétrico. Este sinal é, em seguida, transmitido às fibras musculares que se contraem. O princípio da eletroestimulação reproduz com exatidão o processo observado em uma contração voluntária. O estimulador envia um impulso de corrente eléctrica para as fibras nervosas, para excitá-las.

Esta excitação é, em seguida, transmitida às fibras musculares e origina uma resposta mecânica de base (uma sacudida muscular). Esta constitui a exigência de base para a contração muscular. A resposta muscular é totalmente idêntica ao trabalho muscular controlado pelo cérebro. Por outros termos, o músculo não faz a distinção entre um comando enviado pelo cérebro ou o estimulador.

Os parâmetros dos programas (número de impulsos por segundo, duração da contração, tempo de repouso, duração total do programa) submetem o músculo a diferentes tipos de trabalho, em função das fibras musculares. De fato, podem ser identificados diferentes tipos de fibras musculares em função da respectiva velocidade de contração: as fibras lentas, intermédias e rápidas.

As fibras rápidas predominam claramente num corredor de velocidade, enquanto um atleta de maratona terá mais fibras lentas. Graças a um bom conhecimento da fisiologia humana e a um perfeito domínio sobre treinamento esportivo, podemos aliar tecnologia a tradição.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treino reconhecimento de percurso: Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba
Atenção, corredores! 🏃🏾‍♂️🏃🏽‍♀️ Neste domingo (18/08) faremos um treino coletivo de reconhecimento de percurso da Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba! Vamos? Treino aberto a todos! Esperamos vocês!
Fatores que podem influenciar sua imunidade
Nessa época do ano é comum gripes, resfriados, viroses, principalmente por conta do clima seco e temperatura mais baixa. Mas outros fatores podem influenciar no seu sistema imunológico (a proteção do seu corpo contra doenças): Privação de sono – dormir poucas horas (menos do que 6 horas) ou o sono irregular e/ou agitado (acordando várias
Time BioEco na Asics Golden Run 21K – 2019
Ontem aconteceu a #asicsgoldenrun 💙💛💚 E essa turma foi até São Paulo pra correr 21K! Antes do grande dia teve muito treino e preparação, muita expectativa, planos e, claro, aquela animação que quem conhece esse Time sabe do a gente tá falando! 😆 Parabéns, Rodrigo, Zilá, Juliana, Claudia, Renata, Nilson, Adailton, Samir e os Profs. Rodrigo e Rafael que
Transição no Triathlon
Quando falamos em triathlon, pensamos em nadar pedalar e correr, mas, na prática, triathlon não é simplesmente a junção dessas três modalidades. Muitos dos treinos são separados, mas na prova, tudo é feito na sequência e o resultado provavelmente será muito diferente dos treinos isolados, portanto, o treino de “transição” ou “brick workouts” é muito
Ciclismo – Aerobar Position  (“clipado”)
O “clip” ou aerobar coloca o ciclista em uma posição onde o tronco é posicionado para a frente com os cotovelos apoiados. Esta posição é conhecida por melhorar a performance aerodinâmica no ciclismo e no triathlon, nas bikes “TT”. No entanto, a natureza agressiva dessa posição pode ter importantes consequências cardiorrespiratórias e metabólicas. O estudo
Planilha de treinos no aplicativo TrainingPeaks
O TrainingPeaks é um aplicativo que facilita sua rotina de treinamento à distância, a comunicação entre você e seu treinador e o monitoramento dos seus resultados. Buscamos sempre oferecer o melhor para nossos alunos em todo o Brasil, por isso utilizamos esta tecnologia para que você tenha a melhor experiência possível com sua planilha de

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480