Suplementos Alimentares e Treinamento

Constantemente leio sobre os suplementos alimentares ou fontes de energia artificialmente modificados para praticantes de exercícios e atletas e seus supostos milagres na performance e nos “corpos” de quem utiliza

Nesse artigo descreverei a forma na qual sugiro uma reflexão pontual sobre esse tema muito polêmico. Atletas são seres humanos que são profissionais no esporte que trabalham. Eles vivem a performance humana em 100% do seu dia, levando uma vida, na maioria das vezes, fora do padrão de saúde considerado pela Organização Mundial da Saúde e elevam seu corpo ao mais alto nível de estresse possível para superar suas marcas. Sendo assim, o treinamento realizado por esse tipo de pessoa não pode e nem deve ser reproduzido por uma pessoa que faz ou pratica exercícios “normalmente”.

No entanto, os treinamentos realizados por eles são estudados e testados cientificamente para, posteriormente, chegar ao nível das pessoas comuns e se tornar seguros e saudáveis. Em quase sua totalidade, os atletas não utilizam suplementos, visto que não possuem capital para tal, sendo assim, buscam nos alimentos suas fontes energéticas.

Diria que corredores de maratonas campeões e recordistas, como o caso de quenianos e etíopes, por exemplo, muitas vezes nem tênis tem.

Mas, se formos nos referir a algumas meta-análises publicadas na American College of Sports veremos que a maioria esmagadora de suplementos que utilizam em suas pesquisas provem de BCAA’s, carboidratos e proteínas (suplementação eficaz e de baixo custo), portanto a maioria dos suplementos comercializados nas lojas e websites, não possui validação científica sobre seus efeitos comprovados em revistas que possuem “Qualis A ou B” de AVALIAÇÃO.

No caso do famoso “PRÉ-TREINO”: Isso é mais uma boa mídia de venda do que resultado em seu treino. O melhor pré treino que existe até agora se chama aquecimento, ou seja, você não é a única pessoa no mundo que não sente vontade de treinar, e você acha que tomando a famosa fórmula estimulante vendida na farmácia ou na loja, irá te proporcionar “vontade e energia” para treinar? É aí que você se engana e aumenta o risco de piorar sua saúde e seu bolso! Ele não tem efeito comprovado no seu treino, mas ele te causa nada mais que uma excitação nervosa, e isso não tem nada a ver com treinar, mas sim, com quadros de ansiedade e transtornos cognitivos, por isso cuidado!

Agora, falando sobre TREINO: receitas de treinos atualmente são frequentes em nossa vida, mas você sabe treinar? Quanto você investe em seu treino no momento? Vou me arriscar aqui a falar: NADA! (infelizmente). Você investe em uma academia com valores que variam entre R$50,00 a R$350,00, considerando os valores aqui em Piracicaba-SP; investe em suplementos, quanto? Um gel de carboidrato, custa em média R$3,50 por treino, 2 na semana = R$7,00 x 4 semanas – 1 Mês = R$ 28,00; Roupas, Calçados e mais uma infinidade de coisas.

Mas e o seu treino? Quem é o profissional que monitora seu treinamento? Você sabe qual é a meta final da periodização do seu ciclo de treinos? Qual é a meta do seu micro-ciclo? Em que você deve se empenhar mais? Como é o embasamento técnico-científico do seu treinador? São questionamentos necessários para uma pessoa que realmente quer investir em sua saúde!

Esses  pontos pensados são apenas estimulantes filosóficos para você mudar e buscar realmente alguém que esteja coerente com o que você quer para sua vida. Busque, transcenda-se, saia desse mundo insustentável e utópico antes que seja tarde ou você irá, literalmente, acabar como as pessoas que continuam vivendo nele: Corpólatras-drogaditos, obesos com algum problema renal, hepático ou cancerígeno, transtornos efetivos, entre outros.

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

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