Saúde durante a gravidez: os benefícios da atividade física para as futuras mamães

Primeiramente, parabéns à todas as mamães que contribuem ativamente para a própria saúde e dos seus fihos! Convido-as a pensar um pouco sobre sua rotina de treinos na academia, na piscina ou ao ar livre.

Pois bem, começaremos pensando nos treinos durante o periodo gestacional, ou seja, pense que você acabou de ficar grávida, teremos aí entre 36 a 41 semanas de convivência com grande e importantes mudanças corporais. Afinal, neste precioso e mágico momento, há uma vida sendo lapidada divinamente e, cabe a nós darmos toda a energia necessária para o desenvolvimento seguro e otimizado do ser humano que se apresentará ao mundo dentro de alguns meses, por isso, as 12 primeiras semanas são fundamentais para que o feto consiga vencer os primeiros desafios que a vida lhe apresentará!

Indicamos aqui a confiança em seu médico, ele fará várias ressalvas caso a mamãe apresente hipertensão, enjôos, contrações uterinas, hemorragia vaginal, ou um quadro de fadiga em excesso. Nos casos diagnosticados de doenças cardíacas, risco de parto prematuro, gravidez múltipla, feto com crescimento inadequado, a prática de exercícios físicos será contraindicada.

Ao passar por todos os testes acima sem nenhum problema significativo em vista, podemos manter os exercícios que você já vem fazendo, no entanto, procure eliminar esportes que tenham impactos ou confronto físico, como por exemplo, basquete, vôlei, handebol, futebol, lutas, polo, entre outros.

Importante lembrar que não é um momento apropriado para se iniciar um pratica esportiva nova, mantenha o que já está acostumada e ainda diminua a intensidade. Se você já corre, pedala, nada ou faz musculação, evite exercícios com aumento de intensidade abrupto, tiros de velocidade e de agilidade.

Passadas às 14 semanas iniciais, você notará o aumento da circunferência abdominal em detrimento do ganho de tamanho do seu filho, aconselho nesse momento, dar maior ênfase a atividades de equilíbrio e flexibilidade, pois a ajudarão na hora do parto, também é muito importante a presença de atividades aeróbias sem atingir seu limiar, prefira atividades sem maiores intensidades, seu foco a partir de agora, até o nascimento, será cuidar de você e do seu primogênito.

Entre os benefícios dos treinos estão:

  • Fortalecimento dos músculos das costas (acredite você precisará muito);
  •  Sentir-se com mais energia e com maior consciência corporal;
  •  Controle do stress e da ansiedade;
  • Controle da respiração e da dor durante o parto;
  • Equilibrar o todo o aparelho digestivo e intestinal;
  • Não acumular gordura em excesso e recuperar a forma física de maneira rápida após o parto.

Converse com seu personal trainer ou professor de educação física e repasse todas as suas sensações e as informações importantes que você ouvir de seu médico!

Alan Schmidt, professor BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treino reconhecimento de percurso: Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba
Atenção, corredores! 🏃🏾‍♂️🏃🏽‍♀️ Neste domingo (18/08) faremos um treino coletivo de reconhecimento de percurso da Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba! Vamos? Treino aberto a todos! Esperamos vocês!
Fatores que podem influenciar sua imunidade
Nessa época do ano é comum gripes, resfriados, viroses, principalmente por conta do clima seco e temperatura mais baixa. Mas outros fatores podem influenciar no seu sistema imunológico (a proteção do seu corpo contra doenças): Privação de sono – dormir poucas horas (menos do que 6 horas) ou o sono irregular e/ou agitado (acordando várias
Time BioEco na Asics Golden Run 21K – 2019
Ontem aconteceu a #asicsgoldenrun 💙💛💚 E essa turma foi até São Paulo pra correr 21K! Antes do grande dia teve muito treino e preparação, muita expectativa, planos e, claro, aquela animação que quem conhece esse Time sabe do a gente tá falando! 😆 Parabéns, Rodrigo, Zilá, Juliana, Claudia, Renata, Nilson, Adailton, Samir e os Profs. Rodrigo e Rafael que
Transição no Triathlon
Quando falamos em triathlon, pensamos em nadar pedalar e correr, mas, na prática, triathlon não é simplesmente a junção dessas três modalidades. Muitos dos treinos são separados, mas na prova, tudo é feito na sequência e o resultado provavelmente será muito diferente dos treinos isolados, portanto, o treino de “transição” ou “brick workouts” é muito
Ciclismo – Aerobar Position  (“clipado”)
O “clip” ou aerobar coloca o ciclista em uma posição onde o tronco é posicionado para a frente com os cotovelos apoiados. Esta posição é conhecida por melhorar a performance aerodinâmica no ciclismo e no triathlon, nas bikes “TT”. No entanto, a natureza agressiva dessa posição pode ter importantes consequências cardiorrespiratórias e metabólicas. O estudo
Planilha de treinos no aplicativo TrainingPeaks
O TrainingPeaks é um aplicativo que facilita sua rotina de treinamento à distância, a comunicação entre você e seu treinador e o monitoramento dos seus resultados. Buscamos sempre oferecer o melhor para nossos alunos em todo o Brasil, por isso utilizamos esta tecnologia para que você tenha a melhor experiência possível com sua planilha de

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480