O que é atividade aeróbica? A “batalha” do nosso corpo durante o exercício físico

Bom, como prometido, nesse texto daremos sequência ao primeiro texto da série “O que é atividade aeróbica?”. Para entender melhor essa continuação, recomendamos fortemente que você tenha lido a parte 1 na postagem anterior “A batalha do nosso corpo durante o exercício físico”.

Então, como íamos dizendo, a “batalha” dos nossos corpos para tentar manter estáveis os níveis de ATP no músculo podem ocorrer de 3 formas diferentes, sendo que uma das principais diferenças entre elas, é a utilização do oxigênio durante o processo.

A via metabólica que utiliza oxigênio para produzir ATP é chamada de Via Aeróbica, enquanto, as outras duas vias que não necessitam do oxigênio para ressintetizar ATP chamam-se Vias Anaeróbicas. Outra importante diferença entre essas vias é em relação a velocidade e a quantidade de ATP ressintetizados.

As vias anaeróbias são muito mais rápidas (por possuírem menos reações metabólicas em seu processo) – ressintetizam ATP muito mais rápido – mas, em contrapartida, a quantidade de ATPs regenerados é bem menor. Já o metabolismo aeróbico é muito mais complexo e envolve uma série de processos e reações que tornam a ressíntese de ATP mais lenta, porém a quantidade de ATP gerados é muito maior.

Com isso em mente, fica fácil de entender que em atividades de alta intensidade e curta duração, que envolvam altas velocidades ou altíssimos níveis de produção de força, temos uma maior necessidade de ressintetizar o ATP utilizado rapidamente e, consequentemente, uma maior contribuição das vias anaeróbias para a produção de energia.

Já em exercícios de longa duração, onde a velocidade e/ou a intensidade não são tão altas, mas a demanda por energia é maior e mais constante, a contribuição da via aeróbia na ressíntese de ATP também é mais elevada.

Assim sendo, podemos concluir que “aeróbio” e “anaeróbio” não são tipos de exercícios, mas sim vias metabólicas para produção de energia – ou melhor, para ressíntese de ATP. Aí, você se pergunta: Então, quais são os tipos de exercícios existentes?? Nós responderemos amanhã no próximo texto dessa série. Não perca!

Texto escrito por Bernardo Neme Ide e Rodrigo Galhardo.

Para saber mais

1 Robergs, R. A., Ghiasvand, F. & Parker, D. Biochemistry of exercise-induced metabolic acidosis. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 287, R502-516.

2 Stathis, C. G., Febbraio, M. A., Carey, M. F. & Snow, R. J. Influence of sprint training on human skeletal muscle purine nucleotide metabolism. J Appl Physiol 76, 1802-1809.

3 Ide, B. N. L., C. R; Sarraipa, M. F. Fisiologia do treinamento esportivo. Vol. 1 (2010).

4 Gastin, P. B. Energy system interaction and relative contribution during maximal exercise. Sports medicine (Auckland, N.Z 31, 725-741.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treinamento de força e economia de corrida
Existem vários métodos de treinos que podem ser utilizados para ganho de força muscular: Resistência de Força, Força Máxima, Levantamento de Peso Olímpico, Pliometria e Sprints são alguns exemplos de métodos existentes. No entanto, é importante destacar que não necessariamente o aumento de força está atrelado ao aumento da massa muscular. O aumento da força
Qual o objetivo e como é feito o Bike Fit?
Para quem ama pedalar e independente do seu objetivo o Bike Fit é fundamental. Ele minimiza o risco de lesões e melhora o rendimento do ciclista. Mas qual o objetivo do Bike Fit? ✔O principal objetivo do Bike Fit é proporcionar a melhor sinergia possível entre ciclista e bicicleta de forma que ele possa tirar
Consultoria on-line e Planilha de Treinos
Independente do esporte que pratica, você pode contar com a planilha de treinos para te ajudar: natação, musculação, ciclismo, entre outros, podem e devem ter um plano de treinamento específico e periodizado.⠀ ⠀ 👉Seguir um plano de treinamento pode ajudá-lo(a) a desenvolver melhor suas habilidades, melhorar seu rendimento e manter sua evolução constante, tudo isso
Fuja de promessas milagrosas de emagrecimento!
Fuja de promessas do tipo: “emagreça 5kg em uma semana”; “perca peso enquanto dorme”. Não existe milagre! A união reeducação alimentar + exercícios físicos é a fórmula para emagrecer e cuidar da saúde. Musculação, corrida, natação, ciclismo, entre outros, são atividades que ajudam a alcançar bons resultados. ⠀ Aliado a isso, consulte um nutricionista para
Longevidade!
Gosto de pensar em 4 pilares fundamentais para alcançar a longevidade aproveitando a independência motora e a sabedoria acumulada por momentos de experiência ao longo da vida, são eles: Saúde, Trabalho (esforço), Descanso (regeneração orgânica, lazer) e Família. ⠀ Lembre-se que nenhum deles se sobrepõe ao outro, todos são importantes ao longo do ciclo vital.⠀⠀⠀⠀
Fisioterapia na Bio Eco Esportes
A fisioterapia é de extrema importância para pessoas que precisam de uma reabilitação após uma lesão, para atletas que buscam estar sempre no alto rendimento e também é direcionada a pessoas sedentárias que sentem dores. Atuando na prevenção e reabilitação de lesões, pré e pós operatórios, nós da BioEco contamos com fisioterapeutas que vão te

Parceiros