Natação em águas abertas – dicas!

Dominar a natação em águas abertas pode ser uma tarefa intimidadora. Vários triathletas relatam “eu sei que poderia pedalar e correr, mas não tenho certeza de nadar em águas abertas.”

👉Treine em águas abertas regularmente antes da prova:

É obvio que nadar em águas abertas não é como nadar em uma piscina. A água pode ser mais fria, turva ou suja, não há uma linha para seguir no fundo da piscina, geralmente turbulenta…

Nem sempre é possível ir a um lago, praia, mas tente colocar treinos em águas abertas periodicamente em seus treinos, sempre observando algumas medidas de segurança como: treinar acompanhado e de preferência com boia de sinalização e/ou caiaque de apoio.

👉Roupa de neoprene: compre uma roupa de neoprene para nadar em águas frias, mas se familiarize com ela, realizando vários treinos antes da prova. Lembrando que temperaturas acima da água de 26C roupas de neoprene não são recomendadas, podendo gerar “superaquecimento” e queda de performance, embora melhore a flutuação.

👉Treine navegação: a navegação, ao treinar em uma piscina, é feita pelo fundo, o que em águas abertas não é possível, portanto, treine as técnicas de navegação quando treinar em águas abertas. Ao levantar a cabeça para navegar, tente encontrar algo fixo dentro da água, como uma boia, ou fora como uma árvore específica, poste, antena…
👉Óculos: um segredo de muitos nadadores experientes em águas abertas é sempre usar óculos adequados para cada situação, lentes claras, escuras… Analise o tempo no dia do treino / prova e utilize o óculos ideal para poder nadar e navegar com melhor visibilidade. Utilize produtos para que os óculos não embacem.

👉Adapte sua técnica: se as águas estiverem turbulentas é recomendável que você aumente a frequência de braçadas, pois deslizará menos a cada braçada devido as ondas, por isso, aumentar a frequência.

👉Braçadas com cotovelos mais altos, para que as mãos não toquem as ondas, evitando perda de energia.
Respiração com a cabeça mais alta para conseguir respirar de maneira efetiva e não beber água.

👉Treine sair da água para a transição 1:
A mudança de orientação (horizontal para vertical) pode causar tontura, especialmente se as águas estiverem turbulentas, então, treinar a T1 sempre é desejável.

Dicas simples, mas que podem ajudar muito! Rafael Aragon, Professor BioEco.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Conheça nossos testes e avaliações para a corrida
Faça avaliações! Quanto mais informações o treinador tiver de você, melhor será seu desempenho no esporte e mais personalizada será a sua planilha de treinos. Assim, o profissional terá parâmetros para identificar onde você precisa melhorar e a intensidade e frequência dos treinos para você ter bons resultados e alcançar suas metas, seja no esporte
Restrição calórica X mau humor!
Restrição calórica X mau humor! Mais uma dica da nossa nutri, Bruna Castelani! Confira: A restrição calórica excessiva pode causar muito mau humor, é por esse motivo que muitas pessoas ao seu redor te estimulam a parar com essa dieta maluca! Rsrsrs… Em condições normais o cérebro utiliza quase que exclusivamente glicose (açúcar) como forma
Bike Fit: qual o objetivo e como é feito?
Para quem ama pedalar e independente do seu objetivo o Bike Fit é fundamental. Ele minimiza o risco de lesões e melhora o rendimento do ciclista. Mas qual o objetivo do Bike Fit? O principal objetivo do Bike Fit é proporcionar a melhor sinergia possível entre ciclista e bicicleta de forma que ele possa tirar
Por que quebramos em uma prova de MTB e dicas para se sair bem!
Por que quebramos em uma prova de MTB e dicas para se sair bem! Confira o bate papo entre nosso treinador, Ricardo Simões e o Rafael Oliveira do Canal de Bike! Clique AQUI e confira o vídeo!
Conheça nossos testes e avaliações para o ciclismo
Faça avaliações! Quanto mais informações o treinador tiver de você, melhor será seu desempenho no esporte e mais personalizada será a sua planilha de treinos. Assim, o profissional terá parâmetros para identificar onde você precisa melhorar e a intensidade e frequência dos treinos para você ter bons resultados e alcançar suas metas, seja no esporte
Dor muscular tardia: porque ocorre e como melhorar os sintomas dessa dor que incomoda tanto?
  Dor muscular tardia: Porque ocorre e como melhorar os sintomas dessa dor que incomoda tanto? Principalmente quando retornamos a atividade. A dor muscular tardia (DMT) é uma manifestação comum após o exercício físico de alta intensidade, sendo apenas um leve desconforto ou até mesmo uma dor incapacitante (NELSON, 2013). É uma dor muito comum

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480