Mobilidade articular: falta ou excesso, como ela pode gerar dores durante a atividade física?⠀

A mobilidade articular é a capacidade de uma articulação realizar movimentos sem nenhuma restrição, tanto no aspecto micro articular (referente a cada osso que faz parte de uma articulação isolada. Ex: vértebra da coluna lombar) quanto no sentido macro articular (que envolve mais de uma articulação. Ex: rotação do ombro) e ela é um dos fatores mais importantes durante a realização de exercícios físicos ou até mesmo durante o nosso dia a dia.⠀ ⠀
Durante o exercício físico todas as articulações do nosso corpo devem funcionar em harmonia e equilíbrio para que nenhuma região fique sobrecarregada, e o movimento microarticular tem um papel chave para que o movimento seja feito sem restrições. ⠀

Quando corremos ou caminhamos, por exemplo, nossos quadris são responsáveis pela movimentação das pernas. ⠀

Se um dos lados não está se movimentando direito, ou seja, se a mobilidade está prejudicada, temos uma restrição no local que pode ser um fator de risco para lesões de joelhos, pés ou coluna. Pois para que o movimento de corrida saia perfeito, essas outras articulações estão sendo sobrecarregadas e fazendo o papel que seria da articulação do quadril. Dessa maneira, poderão surgir dores em outros locais, quando na verdade a causa real da dor está no quadril que está hipomóvel (com pouca mobilidade).⠀

Além da hipomobilidade, muitas pessoas possuem uma movimentação articular excessiva, o que chamamos de hipermobilidade, e na maioria dos casos, articulações hipermóveis são as regiões que são doloridas ou regiões passíveis da formação de artroses, hérnias de disco entre outras. Portanto, nesses casos, o treino de estabilização é essencial para que esta articulação não seja instável.⠀

Ambos os casos podem ser diagnosticados pelos profissionais da área da saúde quando observamos movimentos “travados”, posturas inadequados ou até mesmo gesto esportivo prejudicado.⠀

Sua dor pode ser de simples solução quando diagnosticada precocemente e o sucesso da melhora do paciente é maior quando atuamos diretamente na causa do problema, sem precisarmos ingerir medicamentos ou utilizar métodos que apenas mascaram a dor e não agem no foco da lesão.⠀ ⠀
Prevenir também é o melhor remédio! Muitas vezes temos regiões com mobilidade alterada no nosso corpo, que quando diagnosticadas podem melhorar rapidamente e não deixar que ocorra lesões por desequilíbrios de movimento.⠀

Portanto, consulte um fisioterapeuta ou profissional especializado, siga sem dores e melhore seu desempenho!  – Caroline Razera, fisioterapeuta BioEco.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Conheça nossos testes e avaliações para a corrida
Faça avaliações! Quanto mais informações o treinador tiver de você, melhor será seu desempenho no esporte e mais personalizada será a sua planilha de treinos. Assim, o profissional terá parâmetros para identificar onde você precisa melhorar e a intensidade e frequência dos treinos para você ter bons resultados e alcançar suas metas, seja no esporte
Restrição calórica X mau humor!
Restrição calórica X mau humor! Mais uma dica da nossa nutri, Bruna Castelani! Confira: A restrição calórica excessiva pode causar muito mau humor, é por esse motivo que muitas pessoas ao seu redor te estimulam a parar com essa dieta maluca! Rsrsrs… Em condições normais o cérebro utiliza quase que exclusivamente glicose (açúcar) como forma
Bike Fit: qual o objetivo e como é feito?
Para quem ama pedalar e independente do seu objetivo o Bike Fit é fundamental. Ele minimiza o risco de lesões e melhora o rendimento do ciclista. Mas qual o objetivo do Bike Fit? O principal objetivo do Bike Fit é proporcionar a melhor sinergia possível entre ciclista e bicicleta de forma que ele possa tirar
Por que quebramos em uma prova de MTB e dicas para se sair bem!
Por que quebramos em uma prova de MTB e dicas para se sair bem! Confira o bate papo entre nosso treinador, Ricardo Simões e o Rafael Oliveira do Canal de Bike! Clique AQUI e confira o vídeo!
Conheça nossos testes e avaliações para o ciclismo
Faça avaliações! Quanto mais informações o treinador tiver de você, melhor será seu desempenho no esporte e mais personalizada será a sua planilha de treinos. Assim, o profissional terá parâmetros para identificar onde você precisa melhorar e a intensidade e frequência dos treinos para você ter bons resultados e alcançar suas metas, seja no esporte
Dor muscular tardia: porque ocorre e como melhorar os sintomas dessa dor que incomoda tanto?
  Dor muscular tardia: Porque ocorre e como melhorar os sintomas dessa dor que incomoda tanto? Principalmente quando retornamos a atividade. A dor muscular tardia (DMT) é uma manifestação comum após o exercício físico de alta intensidade, sendo apenas um leve desconforto ou até mesmo uma dor incapacitante (NELSON, 2013). É uma dor muito comum

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480