A importância da atividade física após os 50 anos

Com a chegada dos 50 anos, a perda de massa muscular pode chegar a 40%. A força dos músculos diminui em 1,5% ao ano e ocorre à diminuição da velocidade das respostas motoras em virtude da perda de 50.000 a 100.000 neurônios por dia.

O envelhecimento é também fator de risco para o acúmulo de gordura, de glicose e o surgimento das doenças coronarianas. Com uma vida sedentária e o passar dos anos, pode ocorrer o aumento do açúcar no sangue, diminuir o metabolismo basal, aumentar os níveis de colesterol, perder músculo, força e neurônios, os ossos e o coração enfraquecem.

A atividade física promove centenas de benefícios à saúde. Os efeitos dos exercícios ocorrem em todas as estruturas, órgãos e sistemas do organismo, como a melhora do controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar e gorduras no sangue, na manutenção do peso corporal, na composição corporal, na força e na resistência dos músculos, na integridade dos ossos, na capacidade pulmonar, na oxigenação dos tecidos, na produção de neurônios e muitos outros benefícios que retardam o processo de envelhecimento e atenuam de forma significativa todos esses sinais e sintomas.

Mesmo depois dos 50, o organismo tem capacidade de se readaptar e responde de forma excelente os estímulos dos exercícios, todas as estruturas, órgãos e sistemas ficam fortes, resistentes, eficientes e aptos, diminuindo a incidência de doenças, melhorando a qualidade e o tempo de vida em qualquer idade, mesmo que várias afecções tenham sido instaladas, a adoção de um estilo de vida mais saudável, com um programa de exercícios individualizado e planejado para o público idoso trará inúmeros benefícios ao decorrer dos anos.

Matheus Foltran Pizzinatto, professor BioEco – Personal Trainer / Treinamento Funcional / Futebol.

Quer saber mais sobre nosso programa de treinamento com personal trainer para idosos? Clique AQUI e entre em contato.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Bio Eco Esportes no pódio do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom
  O final de semana foi de conquistas memoráveis para a Associação de Canoagem de Piracicaba – SELAM (BIOECOESPORTES – CANOE BRASIL – CANOAR), durante o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado nas corredeiras artificiais no canal da Piracema –  Usina de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os destaques foram os atletas
Como melhorar seu rendimento na natação?
Particularmente, na natação, é indiscutível a importância da técnica no rendimento. Por esse motivo, a detecção de problemas técnicos executados durante o nado tem importância fundamental no desenvolvimento do aluno. No caso da natação, a água é uma variável que possui grande influência, dificultando a visualização do gesto técnico (fase subaquática) como um todo. Visando
19 de outubro tem Bike Fit! Vagas limitadas!
Sim, você pode pedalar com mais conforto! Cada ajuste faz total diferença, não só na prevenção de lesões, mas também na melhora do seu rendimento no pedal. Ajuste sua bike com o Prof. Esp. Rogério Camargo. Dia 19/10 aqui na BioEco.
Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama
O Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.   O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Time BioEco na 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom
Entre os dias 25 a 30 de setembro aconteceu no Rio de Janeiro a 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom da ICF – International Canoe Federation. A Bio Eco Esportes esteve presente dentro e fora das águas. Os atletas BioEco, Pedro Aversa, Thiago Serra, Bruno Cataldo e Denis Quellis foram staff e demonstradores
Nossa história! Conheça a Bio Eco Esportes
10 anos de história! Bio Eco Esportes Treinamento e Assessoria Esportiva em Piracicaba-SP!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480