A importância da atividade física após os 50 anos

Com a chegada dos 50 anos, a perda de massa muscular pode chegar a 40%. A força dos músculos diminui em 1,5% ao ano e ocorre à diminuição da velocidade das respostas motoras em virtude da perda de 50.000 a 100.000 neurônios por dia.

O envelhecimento é também fator de risco para o acúmulo de gordura, de glicose e o surgimento das doenças coronarianas. Com uma vida sedentária e o passar dos anos, pode ocorrer o aumento do açúcar no sangue, diminuir o metabolismo basal, aumentar os níveis de colesterol, perder músculo, força e neurônios, os ossos e o coração enfraquecem.

A atividade física promove centenas de benefícios à saúde. Os efeitos dos exercícios ocorrem em todas as estruturas, órgãos e sistemas do organismo, como a melhora do controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar e gorduras no sangue, na manutenção do peso corporal, na composição corporal, na força e na resistência dos músculos, na integridade dos ossos, na capacidade pulmonar, na oxigenação dos tecidos, na produção de neurônios e muitos outros benefícios que retardam o processo de envelhecimento e atenuam de forma significativa todos esses sinais e sintomas.

Mesmo depois dos 50, o organismo tem capacidade de se readaptar e responde de forma excelente os estímulos dos exercícios, todas as estruturas, órgãos e sistemas ficam fortes, resistentes, eficientes e aptos, diminuindo a incidência de doenças, melhorando a qualidade e o tempo de vida em qualquer idade, mesmo que várias afecções tenham sido instaladas, a adoção de um estilo de vida mais saudável, com um programa de exercícios individualizado e planejado para o público idoso trará inúmeros benefícios ao decorrer dos anos.

Matheus Foltran Pizzinatto, professor BioEco – Personal Trainer / Treinamento Funcional / Futebol.

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