Competição em águas abertas e treino em piscina: Por que o treino especializado é importante no momento da prova?

Vamos partir da seguinte questão: “se eu treino em piscina, será que eu conseguiria competir no mar?” A resposta é SIM! Você consegue!

 Porém, tudo irá depender se seu treino esta trabalhando todas as capacidades necessárias para encarar o desafio. Pense que cada treino, cada série, cada braçada deve estar simulando o que você enfrentará durante a prova.

 As provas em Águas Abertas possuem diferentes metragens de acordo com a organização do evento: 500, 1000, 1500, 2000, 2500, 3000, 3500, 5000, 7000, 10000, até ultramaratonas: 24000, 33000 metros. Seu desempenho refletirá o treinamento diário, a dedicação e a vontade de completar tal desafio, obviamente levando em consideração a real capacidade para fazê-lo começando com provas menores e aos poucos ir aumentando as distâncias.

Costumo dizer que a natação em águas abertas é um esporte diferente da natação em piscina porque envolve alguns detalhes como navegação, diversos tipos de alavancas e recuperação de braçada, correntezas contra e a favor, ondas e mudanças de temperatura da água durante a prova, particularidades que não são encontradas na piscina. Por isso, é muito importante treinar esses fundamentos para conseguir aplicá-los no mar, rio, lago ou represa.

 A navegação pode ser treinada em piscinas e é de suma importância para que o nadador não perca a direção durante a prova e percorra um percurso maior que o necessário. As alavancas e braçadas dependem do momento da prova, dependendo da situação em que o mar se encontra. Com o mar mais agitado, usa-se braçadas mais altas, com o mar calmo, braçadas mais baixas. Quando a correnteza está a favor as alavancas são mais abertas com mais força e com correntes contra mais fechadas e com mais giro de braço.

 Os treinamentos simulados são de fundamental importância nesse aspecto, pois tem o objetivo de testarem tudo o que você irá fazer durante a prova. Além disso, muitas pessoas quando entram no mar ou lago para realizar o simulado, acabam “travando” por algum tipo de fobia, seja por não conseguir ver o fundo, ou por não conseguir colocar o pé no chão, ou até mesmo por se ver em meio a tanta água! Todos esses fatores se juntam ao detalhe de que no dia da prova, haverá muitas outras pessoas nadando ao mesmo tempo junto com você! Com contatos físico, incidentes como cotoveladas e “caldos”.

 Portanto, a simulação das condições de provas em águas abertas, através de treinos em lagos ou represas, é importantíssima para dar segurança e para o desempenho e nas provas. Evite participar de provas em águas abertas sem antes realizar treinos simulados. Considere cuidadosamente todos os fatores aqui relacionados, busque a orientação de um profissional qualificado e com experiência para que você tenha autonomia e saiba realmente como se comportar nas diferentes situações que encontrará, desde a melhor tática, posicionamento, navegação, respiração e ainda por cima aproveitar o visual que esse tipo de prova possibilita.

Marcos Fraccaro, Professor Bio Eco Esportes – Natação

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treino reconhecimento de percurso: Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba
Atenção, corredores! 🏃🏾‍♂️🏃🏽‍♀️ Neste domingo (18/08) faremos um treino coletivo de reconhecimento de percurso da Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba! Vamos? Treino aberto a todos! Esperamos vocês!
Fatores que podem influenciar sua imunidade
Nessa época do ano é comum gripes, resfriados, viroses, principalmente por conta do clima seco e temperatura mais baixa. Mas outros fatores podem influenciar no seu sistema imunológico (a proteção do seu corpo contra doenças): Privação de sono – dormir poucas horas (menos do que 6 horas) ou o sono irregular e/ou agitado (acordando várias
Time BioEco na Asics Golden Run 21K – 2019
Ontem aconteceu a #asicsgoldenrun 💙💛💚 E essa turma foi até São Paulo pra correr 21K! Antes do grande dia teve muito treino e preparação, muita expectativa, planos e, claro, aquela animação que quem conhece esse Time sabe do a gente tá falando! 😆 Parabéns, Rodrigo, Zilá, Juliana, Claudia, Renata, Nilson, Adailton, Samir e os Profs. Rodrigo e Rafael que
Transição no Triathlon
Quando falamos em triathlon, pensamos em nadar pedalar e correr, mas, na prática, triathlon não é simplesmente a junção dessas três modalidades. Muitos dos treinos são separados, mas na prova, tudo é feito na sequência e o resultado provavelmente será muito diferente dos treinos isolados, portanto, o treino de “transição” ou “brick workouts” é muito
Ciclismo – Aerobar Position  (“clipado”)
O “clip” ou aerobar coloca o ciclista em uma posição onde o tronco é posicionado para a frente com os cotovelos apoiados. Esta posição é conhecida por melhorar a performance aerodinâmica no ciclismo e no triathlon, nas bikes “TT”. No entanto, a natureza agressiva dessa posição pode ter importantes consequências cardiorrespiratórias e metabólicas. O estudo
Planilha de treinos no aplicativo TrainingPeaks
O TrainingPeaks é um aplicativo que facilita sua rotina de treinamento à distância, a comunicação entre você e seu treinador e o monitoramento dos seus resultados. Buscamos sempre oferecer o melhor para nossos alunos em todo o Brasil, por isso utilizamos esta tecnologia para que você tenha a melhor experiência possível com sua planilha de

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480