Competição em águas abertas e treino em piscina: Por que o treino especializado é importante no momento da prova?

Vamos partir da seguinte questão: “se eu treino em piscina, será que eu conseguiria competir no mar?” A resposta é SIM! Você consegue!

 Porém, tudo irá depender se seu treino esta trabalhando todas as capacidades necessárias para encarar o desafio. Pense que cada treino, cada série, cada braçada deve estar simulando o que você enfrentará durante a prova.

 As provas em Águas Abertas possuem diferentes metragens de acordo com a organização do evento: 500, 1000, 1500, 2000, 2500, 3000, 3500, 5000, 7000, 10000, até ultramaratonas: 24000, 33000 metros. Seu desempenho refletirá o treinamento diário, a dedicação e a vontade de completar tal desafio, obviamente levando em consideração a real capacidade para fazê-lo começando com provas menores e aos poucos ir aumentando as distâncias.

Costumo dizer que a natação em águas abertas é um esporte diferente da natação em piscina porque envolve alguns detalhes como navegação, diversos tipos de alavancas e recuperação de braçada, correntezas contra e a favor, ondas e mudanças de temperatura da água durante a prova, particularidades que não são encontradas na piscina. Por isso, é muito importante treinar esses fundamentos para conseguir aplicá-los no mar, rio, lago ou represa.

 A navegação pode ser treinada em piscinas e é de suma importância para que o nadador não perca a direção durante a prova e percorra um percurso maior que o necessário. As alavancas e braçadas dependem do momento da prova, dependendo da situação em que o mar se encontra. Com o mar mais agitado, usa-se braçadas mais altas, com o mar calmo, braçadas mais baixas. Quando a correnteza está a favor as alavancas são mais abertas com mais força e com correntes contra mais fechadas e com mais giro de braço.

 Os treinamentos simulados são de fundamental importância nesse aspecto, pois tem o objetivo de testarem tudo o que você irá fazer durante a prova. Além disso, muitas pessoas quando entram no mar ou lago para realizar o simulado, acabam “travando” por algum tipo de fobia, seja por não conseguir ver o fundo, ou por não conseguir colocar o pé no chão, ou até mesmo por se ver em meio a tanta água! Todos esses fatores se juntam ao detalhe de que no dia da prova, haverá muitas outras pessoas nadando ao mesmo tempo junto com você! Com contatos físico, incidentes como cotoveladas e “caldos”.

 Portanto, a simulação das condições de provas em águas abertas, através de treinos em lagos ou represas, é importantíssima para dar segurança e para o desempenho e nas provas. Evite participar de provas em águas abertas sem antes realizar treinos simulados. Considere cuidadosamente todos os fatores aqui relacionados, busque a orientação de um profissional qualificado e com experiência para que você tenha autonomia e saiba realmente como se comportar nas diferentes situações que encontrará, desde a melhor tática, posicionamento, navegação, respiração e ainda por cima aproveitar o visual que esse tipo de prova possibilita.

Marcos Fraccaro, Professor Bio Eco Esportes – Natação

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