Transição no Triathlon

Quando falamos em triathlon, pensamos em nadar pedalar e correr, mas, na prática, triathlon não é simplesmente a junção dessas três modalidades. Muitos dos treinos são separados, mas na prova, tudo é feito na sequência e o resultado provavelmente será muito diferente dos treinos isolados, portanto, o treino de “transição” ou “brick workouts” é muito importante.

Tendo em vista o famoso “princípio da especificidade”, a transição (no caso que iremos abordar bike para corrida) é uma habilidade vital para o sucesso na corrida após a bike e no resultado total da prova de triathlon.

O estudo Haworth, Walsh et al. 2010, estudou 12 triathletas universitários divididos em dois grupos, controle e os que utilizaram o treino de transição (2 X por semana – 6 semanas – 80% FCM).

Os resultados sugerem o treino de transição (bike / corrida) tiveram um efeito positivo, provocando maior adaptabilidade no joelho em resposta ao treinamento da transição do ciclismo para a corrida. Essa adaptação mecânica otimizada pode resultar em menos fadiga e maior desempenho.

“Os valores aumentados de ApEn encontrados após o treinamento de transição sugerem que os indivíduos neste grupo adquiriram uma nova flexibilidade específica de transição no comportamento do ângulo do joelho. A rigidez reduzida após a seção de ciclagem da corrida permitirá uma transição mais rápida, mais suave e mais eficiente para a mecânica de corrida”

Converse com seu treinador e use esse tipo de treino a seu favor!

Bons treinos! – Rafael Aragon, Prof. BioEco.

Haworth, J., et al. (2010). “TRAINING FOR THE BIKE TO RUN TRANSITION IN TRIATHLON.” International Conference on Biomechanics in Sportspenho!

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