Pensando a corrida a longo prazo

Atualmente a corrida de rua vem conquistando muitos adeptos em sua prática. Já é largamente evidenciado em estudos cientificos os benefícios esperados para quem corre de maneira sistematizada e orientada.

Esses benefícios compreendem as esferas psicológicas e intelectuais, melhor funcionamento dos orgãos vitais e melhora da capacidade física. Já a prevalência de lesões em corredores amadores sem a devida orientação tem crescido demograficamante entre 14 e 50% ao ano. Sendo assim, observamos várias evidências científicas que sinalizam que a maioria das lesões podem ser evitadas por um sistema de treinamento e adaptação efetivo e individualizado/personalizado.

Nesse sentido, no momento em que uma pessoa decide correr, precisa levar em consideração todo seu sistema cardíaco; sua composição corporal, ou seja, se está com um sistema muscular adequado e preparado para esta prática esportiva, seus limiares de esforço baseados em frequência cardiaca e sem lesões osteomusculares.

No entanto, a realidade nos mostra que as considerações feitas acima não são levadas em conta pela maioria dos adeptos, por isso a alta prevalência das mais variadas lesões citadas acima. Muitas pessoas obesas, com patologias cardíacas, com lesões articulares ou musculares começam a praticar a corrida mesmo em condições corporais estressantes, por isso vamos indicar um passo a passo para que você consiga evoluir de maneira sustentavel nesse esporte apaixonante:

  • Primeiramente, se olhe no espelho ou simplesmente feche os olhos e sinta seu corpo. Se você estiver acima do peso procure regular sua alimentação de modo a perder o peso excedente e faça caminhadas em ritmos acelerados até sentir que está mais leve e sinta confiança para começar a dar os primeiros trotes. Em caso de obesidade, não indicamos tiros de velocidade ou trabalhos intervalados de alta intensidade de corrida, pois acreditamos que tal conduta agride muito as articulações e tecidos ligamentares levando a lesões sérias.
  • No caso de problemas no aparelho respiratório ou cardíaco nossa orientação fica em monitorar seu esforço via frequência cardíaca. Esse importante cuidado fará com que você tenha certeza de estar evoluindo sem lesionar seu coração e evita muitas acidentes vasculares. É de extrema importância utilizar estratégia interdisciplinar entre médico e treinador nesses casos.
  • Se antes de correr você tem dores em qualquer região do seu corpo, procure um médico ou fisioterapeuta para ajuda-lo a corrigir o problema antes do início do seu ciclo de treinos.

Em todos os casos é sugerido pelo American College of Sports Medicine fazer um trabalho de ganho de força muscular duas vezes na semana no mínimo e trabalhar o sistema aeróbio três vezes na semana.

Se você levar os treinos, sua alimentação e seu estilo de vida de maneira equilibrada e efetiva, começará a colher alguns frutos como a melhora no quadro geral de saúde, diminuição do estresse, melhora no humor, desenvolvimento dos músculos, diminuição do percentual de gordura corporal, melhora na atividade intelectual, diminuição na ingestão de medicamentos e visitas à hospitais por ocorrências de doenças, regulação de todo sistema hormonal, melhora da auto-imagem corporal e poderá manter-se correndo por toda sua vida de maneira sustentável e segura. Agora que já sabe como começar é só colocar em prática seu conhecimento.

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

 

 

 

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Neste sábado tem treino aberto! Confira a programação e participe!
Sábado é dia de treino aberto! A partir das 8h na Esalq treino de corrida especial para treinar ritmo de prova, ótima estratégia para quem vai correr 21k este ano. Treinadores: Tiago e Rafael. Também teremos treino de ciclismo. Nosso encontro é as 7h30 no Posto GT com o treinador Nilton. O treino aberto é
Qual é o tempo necessário de recuperação após o treino de corrida?
Depende do tipo de treino. Para cada método de treino (contínuo em baixa intensidade, contínuo em alta intensidade e intervalados) e para cada distância percorrida o tempo de descanso será diferente. No geral pode variar de 12 horas (para treinos menos desgastantes), até 72 horas (para treinos mais desgastantes). A alimentação e o tempo de
Efeito sanfona: o que é e como evitar
O efeito sanfona é muito comum em dietas restritivas e monótonas, onde o indivíduo emagrece, mas logo volta engordar. Isso acontece porque em dietas restritas, ocorre grande perda de peso em um curto espaço de tempo. Mas não se engane! A maior parte do peso que é perdido nesse tipo de dieta corresponde à água
Treino Aberto – Especial Carnaval!
Neste sábado tem edição especial do nosso treino aberto! 🎉 A folia está garantida com treino de ciclismo e corrida com nossos treinadores. Nos encontramos a partir das 7h30 na Av. Cruzeiro do Sul. Convide seus amigos e participe! O treino aberto é gratuito! Informações: ☎️(19) 3382.5451 | 📲(19) 99690.7588.
Você costuma correr todos os dias?
Não é legal correr todos os dias e é fundamental deixar alguns dias para seu corpo descansar. A corrida é um esporte com bastante impacto e isso é muito agressivo para algumas articulações do corpo. Se você não descansar e não deixar seus musculos e articulações se recuperarem entre um treino e outro, fatalmente você
Bio Eco Esportes – Gestão em Qualidade de Vida e Ginástica Laboral
Ginástica laboral caracteriza-se por um conjunto de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com objetivo de promover a saúde e combater o sedentarismo do trabalhador, além de evitar lesões e queixas ocupacionais. Pode ser de curta duração, não cansar nem sobrecarregar o funcionário. Com um sistema próprio, a BIO ECO ESPORTES faz a gestão

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480