Passadas longas na corrida – Overstride

#corrida Pode ser que alguns de vocês já escutaram a expressão “overstride”, mas o que é isso?

Basicamente, é uma passada muito longa, onde a aterrissagem no solo ocorre muito a frente do centro de massa gerando um vetor contrário ao movimento.

Podemos listar três desvantagens de correr com passadas longas:

1- Aumento do risco de lesões.

2- Diminuição de performance pela presença de um vetor contrário ao movimento, ou seja, um vetor “empurrando para trás”.

3- Aumento do deslocamento vertical, o que gera desperdício de energia, porque queremos em uma corrida ir para frente e não para cima!

De maneira prática e objetiva, como reduzir o overstride, ou seja, deixar as passadas mais curtas, aterrissando mais próximo ao centro de gravidade?

Existem diversas maneiras, vou citar 3:

1- Aumentar a frequência de passadas, em torno de 170 a 190 passos por minuto (isso vai variar um pouco de pessoa para pessoa). A maioria dos dispositivos de treino (Garmin…) medem a frequência de passadas.

2- Tiros na subida. Nas subidas, as passadas são naturalmente menores, o que de certa forma, vai “educar” o atleta a dar passadas menores, ou seja, maior frequência.

3- Posicionar o tronco levemente a frente, o que vai gerar uma aterrissagem mais próxima ao centro de gravidade com e médio pé, reduzindo ou eliminando a aterrissagem com o retropé (calcanhar).

Converse com o seu treinador e bons treinos! – Rafael Aragon, professor BioEco.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Alimentação X Culpa
É comum você se sentir culpado(a) após comer? Não, não é normal associar alimentação com culpa! Você sempre associa sentimentos negativos com a alimentação? A alimentação é sua ÚNICA fonte de prazer? Você separa em “alimentos de dieta” e “alimentos proibidos”? Se você respondeu sim, a alguma dessas perguntas, acredite, esse seu relacionamento com a
Musculação melhora o VO2?
O que é VO2? É importante para a Corrida? ⠀ Treinos de Musculação ajudam a melhorar? ⠀ ⠀ Bom, primeira coisa que devemos ter claro é o que é o VO2! Basicamente, VO2 é o volume de Oxigênio (O2) que seu corpo é capaz de captar, transportar e utilizar (lembrando que o oxigênio é importantíssimo
Segunda-feira é dia de treino aberto de corrida!
Todas as segundas temos treino aberto de corrida e caminhada no Parque da Rua do Porto! Temos dois pontos de encontro: às 18h50 na BioEco (Rua Ipiranga, 226. Quase em frente ao SESC) ou às 19h na fonte desativada dentro do Parque. Participe com a gente! O treino aberto é gratuito.
Alimentação e o comportamento “compensação”
Final de semana chegando… e é bastante comum os exageros em bebida alcoólica e petiscos. Um comportamento que é bastante prejudicial, tanto para a saúde, como para composição corporal, é o comportamento “compensação”. Observo muitas pessoas que comem exageradamente e depois acreditam que uma corridinha, um treino ou outras atividades físicas possam compensar excessos alimentares.
Setembro Amarelo: exercício físico no tratamento da Depressão
A Organização Mundial da Saúde estima que temos atualmente mais de 350 milhões de pessoas afetadas pela depressão. O transtorno depressivo maior é o mais prevalente transtorno mental, com uma prevalência ao longo da vida de 6-15%. A depressão é um dos diagnósticos mais comuns quando pensamos nos cuidados da saúde. A doença reduz a
Qual seu sonho no esporte?
Alcançar a linha de chegada? Ver seu relógio e confirmar que bateu seu próprio recorde? Chegar à condição física ideal? Vencer uma etapa de algum campeonato? Ser campeão de sua região ou nacional? Qualquer coisa que não seja do tamanho do sonho que você sonhou, não pegue, não faça! Seu sonho é importante, mas conquistá-lo

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480