Passadas longas na corrida – Overstride

#corrida Pode ser que alguns de vocês já escutaram a expressão “overstride”, mas o que é isso?

Basicamente, é uma passada muito longa, onde a aterrissagem no solo ocorre muito a frente do centro de massa gerando um vetor contrário ao movimento.

Podemos listar três desvantagens de correr com passadas longas:

1- Aumento do risco de lesões.

2- Diminuição de performance pela presença de um vetor contrário ao movimento, ou seja, um vetor “empurrando para trás”.

3- Aumento do deslocamento vertical, o que gera desperdício de energia, porque queremos em uma corrida ir para frente e não para cima!

De maneira prática e objetiva, como reduzir o overstride, ou seja, deixar as passadas mais curtas, aterrissando mais próximo ao centro de gravidade?

Existem diversas maneiras, vou citar 3:

1- Aumentar a frequência de passadas, em torno de 170 a 190 passos por minuto (isso vai variar um pouco de pessoa para pessoa). A maioria dos dispositivos de treino (Garmin…) medem a frequência de passadas.

2- Tiros na subida. Nas subidas, as passadas são naturalmente menores, o que de certa forma, vai “educar” o atleta a dar passadas menores, ou seja, maior frequência.

3- Posicionar o tronco levemente a frente, o que vai gerar uma aterrissagem mais próxima ao centro de gravidade com e médio pé, reduzindo ou eliminando a aterrissagem com o retropé (calcanhar).

Converse com o seu treinador e bons treinos! – Rafael Aragon, professor BioEco.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Bike Fit: qual o objetivo e como é feito?
Para quem ama pedalar e independente do seu objetivo o Bike Fit é fundamental. Ele minimiza o risco de lesões e melhora o rendimento do ciclista. Mas qual o objetivo do Bike Fit? O principal objetivo do Bike Fit é proporcionar a melhor sinergia possível entre ciclista e bicicleta de forma que ele possa tirar
Por que quebramos em uma prova de MTB e dicas para se sair bem!
Por que quebramos em uma prova de MTB e dicas para se sair bem! Confira o bate papo entre nosso treinador, Ricardo Simões e o Rafael Oliveira do Canal de Bike! Clique AQUI e confira o vídeo!
Conheça nossos testes e avaliações para o ciclismo
Faça avaliações! Quanto mais informações o treinador tiver de você, melhor será seu desempenho no esporte e mais personalizada será a sua planilha de treinos. Assim, o profissional terá parâmetros para identificar onde você precisa melhorar e a intensidade e frequência dos treinos para você ter bons resultados e alcançar suas metas, seja no esporte
Dor muscular tardia: porque ocorre e como melhorar os sintomas dessa dor que incomoda tanto?
  Dor muscular tardia: Porque ocorre e como melhorar os sintomas dessa dor que incomoda tanto? Principalmente quando retornamos a atividade. A dor muscular tardia (DMT) é uma manifestação comum após o exercício físico de alta intensidade, sendo apenas um leve desconforto ou até mesmo uma dor incapacitante (NELSON, 2013). É uma dor muito comum
Como emagrecer rápido depois das festas de fim de ano
Como emagrecer rápido depois das festas de fim de ano…  Olha só o que a nossa nutricionista, Bruna Castelani, tem a dizer sobre isso: ⠀ Essa é oficialmente a primeira semana do ano, onde todo mundo volta pra rotina e, junto com isso, vem aquele misto de sensações: arrependimento, culpa, inchaço e também a vontade de
Quais as suas metas para 2020?
É natural do ser humano acreditar que a virada do ano possa trazer a possibilidade de uma nova lista de metas a se conquistar (ou pelo menos a intenção de conseguir cumprir as metas). Para a população de atletas ou praticantes amadores comprometidos (iniciantes ou experientes), geralmente, é o momento de se traçar as estratégias

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480