“Pace” no ciclismo?

Você sabe qual é seu “pace” no ciclismo!? ⠀

Essa nomenclatura pace é muito utilizada nos treinos de corrida (atletismo endurance). É o ritmo que os atletas conseguem manter nas longas distâncias. ⠀

O controle dessa variável nas corridas de rua se torna mais fácil pela baixa variação do terreno. No ciclismo de estrada ou com a MTB o controle do “pace” fica mais complicado pois não conseguimos definir uma velocidade para manter o ritmo. ⠀

Aí é quando entra a experiência do atleta em controlar as marchas e a cadência para que consiga trabalhar dentro da intensidade proposta pelo treino. Isso fica mais difícil devido a grande variação de elevações – e também variações de terreno no mountain bike – durante todo percurso. ⠀

A todo momento o atleta precisa identificar suas sensações de esforço, ajustar a marcha e cadência para estar sempre dentro do “alvo” proposto para aquele determinado treino.⠀

Hoje temos parâmetros que nos ajudam nesse controle da intensidade que são as zonas dos batimentos cardíacos e as zonas de potência (watts). Mesmo com esses dois parâmetros não podemos descartar a percepção subjetiva do esforço: percepção do esforço realizado ao longo do treino.⠀

Haverá situações em que a frequência cardíaca será o parâmetro satisfatório para se encontrar o objetivo do treino, muitas outras vezes (e de forma mais precisa) a potência fará esse papel (embora os potenciômetros ainda não sejam tão acessíveis) e para as mais diversas situações a percepção subjetiva de esforço pode desempenhar essa função, mesmo que a frequência cardíaca e a potência não estejam dentro do que foi planejado. – Tiago Vecchini, Prof. BioEco. ⠀

Quer saber mais sobre controle de intensidade no ciclismo!? Entre em contato!

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