“Não é comigo” : Ainda perdendo para a obesidade!

Meu último texto relatou os grandes problemas da sociedade moderna em relação a obesidade e aos números alarmantes dessa doença em nosso sistema de saúde. Ela é provocada, principalmente, pela alimentação de alta ingestão calórica, péssima qualidade do alimento ingerido e sedentarismo.

Tendo em vista a urgência que o tema “obesidade” requer, trago hoje a luz do seu conhecimento alguns cuidados que podem reduzir sua inatividade física. Nesse sentido, vale ressaltar a importância da ajuda da família, de pequenos grupos de apoio e até mesmo algum incentivo extra para que a pessoa com a obesidade possa reverter sua situação.

Faça um exame médico para saber se você possui alguma contra-indicação para realizar atividade física.

Pense que aliado às recomendações a seguir, você precisará diminuir a ingestão calórica, assim, sugiro que um nutricionista ou médico do esporte lhe ajude no aspecto nutricional.

O American College of Sports Medicine investigou, durante anos, quais são os cuidados mínimos que uma pessoa com sobrepeso ou obesa pode fazer para tentar sair desse quadro.

– Faça 5 vezes por semana, entre 45 minutos a 60 minutos por dia, um trabalho aeróbio para maximizar seu gasto calórico. Alguns exemplos dessas atividades são nadar, pedalar ou remar.

-Atividades de intensidade moderada a vigorosa devem ser encorajadas, no entanto, evite grandes impactos, como pular corda ou correr se você já possuir obesidade tipo I, II ou III.

– Se você já foi obeso, faça exercícios diariamente entre 60 a 90 minutos por dia.

Você pode precisar de um profissional da área de educação física para lhe orientar nas atividades. Em todos os momentos mantenha o foco, não se engane,  busque ter saúde e prime por excelência em seu dia a dia através de hábitos saudáveis como exercícios físicos orientados, alimentação equilibrada, sono repousante e trabalho consciente.

Referências:

Exercise Prescription for Other Clinical Populations. In Walter R Thompson; Neil F Gordon; Linda S Pescatello; ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. 8th ed. American College of Sports Medicine, 2010, P. 254.

Recommendations for Prescribing Exercise to 10 Overweight and Obese Patients. Disponível em: https://exerciserx.cheu.gov.hk/files/DoctorsHanbook_ch10.pdf

 

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Time BioEco no pódio da Segunda Etapa Maratona Internacional Estrada Real
MTB – Os alunos José Pedro e Rafael Oliveira conquistaram o 1º lugar do pódio esse fim de semana em Mariana-MG na Segunda Etapa Maratona Internacional Estrada Real na categoria Dupla Pro. É Time BioEco no pódio!
Dica da nutri: invista em alimentos que reforçam a imunidade!
O frio chegou e, consequentemente, a fome também? Confira a dica da nossa nutricionista Bruna Castelani: A fome aumenta como uma forma de defesa pois com o frio nosso organismo aumenta o gasto energético para manter a temperatura corporal, atuando como uma espécie de “termogênico natural”. Aproveite o frio e controle sua alimentação, pois a
Sábado tem treino de corrida e caminhada na Esalq
Convidamos você para mais um treino aberto. Neste sábado será na Esalq. Nosso ponto de encontro é o prédio principal. Esperamos você, seus familiares e amigos. O treino é aberto e gratuito.
Confira as fotos do nosso treino aberto e campanha do agasalho
No último sábado, em parceria com a Turma do Mondini e Chicão Bikes, realizamos um treino aberto de corrida, caminhada e pedal. O objetivo era arrecadar agasalhos para a Campanha 2018. Agradecemos a todos que vieram treinar com a gente e contribuíram nessa linda campanha. Confira as fotos:  
Brasileiros diminuem a prática de atividade física conformem envelhecem
De acordo com dados do IBGE os brasileiros diminuem a prática de atividades físicas conforme envelhecem e apenas 28% das pessoas com mais de 60 anos praticam esportes. Praticar exercícios – inclusive a musculação – é ótimo para as pessoas que já passaram dos 60 anos. Acompanhamento médico e exercícios supervisionados são importantes e contribuem
Campanha do agasalho + treino especial neste domingo!
Em parceria com a Turma do Mondini e Chicão Bikes, dia 10 de junho vamos fazer um treino especial com arrecadação de agasalhos! O treino será de bike MTB, corrida e caminhada. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 👉Local de encontro e saída: aqui na BioEco – Rua Ipiranga 226, quase em frente ao SESC.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Faremos um café

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480