“Não é comigo” : Ainda perdendo para a obesidade!

Meu último texto relatou os grandes problemas da sociedade moderna em relação a obesidade e aos números alarmantes dessa doença em nosso sistema de saúde. Ela é provocada, principalmente, pela alimentação de alta ingestão calórica, péssima qualidade do alimento ingerido e sedentarismo.

Tendo em vista a urgência que o tema “obesidade” requer, trago hoje a luz do seu conhecimento alguns cuidados que podem reduzir sua inatividade física. Nesse sentido, vale ressaltar a importância da ajuda da família, de pequenos grupos de apoio e até mesmo algum incentivo extra para que a pessoa com a obesidade possa reverter sua situação.

Faça um exame médico para saber se você possui alguma contra-indicação para realizar atividade física.

Pense que aliado às recomendações a seguir, você precisará diminuir a ingestão calórica, assim, sugiro que um nutricionista ou médico do esporte lhe ajude no aspecto nutricional.

O American College of Sports Medicine investigou, durante anos, quais são os cuidados mínimos que uma pessoa com sobrepeso ou obesa pode fazer para tentar sair desse quadro.

– Faça 5 vezes por semana, entre 45 minutos a 60 minutos por dia, um trabalho aeróbio para maximizar seu gasto calórico. Alguns exemplos dessas atividades são nadar, pedalar ou remar.

-Atividades de intensidade moderada a vigorosa devem ser encorajadas, no entanto, evite grandes impactos, como pular corda ou correr se você já possuir obesidade tipo I, II ou III.

– Se você já foi obeso, faça exercícios diariamente entre 60 a 90 minutos por dia.

Você pode precisar de um profissional da área de educação física para lhe orientar nas atividades. Em todos os momentos mantenha o foco, não se engane,  busque ter saúde e prime por excelência em seu dia a dia através de hábitos saudáveis como exercícios físicos orientados, alimentação equilibrada, sono repousante e trabalho consciente.

Referências:

Exercise Prescription for Other Clinical Populations. In Walter R Thompson; Neil F Gordon; Linda S Pescatello; ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. 8th ed. American College of Sports Medicine, 2010, P. 254.

Recommendations for Prescribing Exercise to 10 Overweight and Obese Patients. Disponível em: https://exerciserx.cheu.gov.hk/files/DoctorsHanbook_ch10.pdf

 

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

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