“Não é comigo” : Ainda perdendo para a obesidade!

Meu último texto relatou os grandes problemas da sociedade moderna em relação a obesidade e aos números alarmantes dessa doença em nosso sistema de saúde. Ela é provocada, principalmente, pela alimentação de alta ingestão calórica, péssima qualidade do alimento ingerido e sedentarismo.

Tendo em vista a urgência que o tema “obesidade” requer, trago hoje a luz do seu conhecimento alguns cuidados que podem reduzir sua inatividade física. Nesse sentido, vale ressaltar a importância da ajuda da família, de pequenos grupos de apoio e até mesmo algum incentivo extra para que a pessoa com a obesidade possa reverter sua situação.

Faça um exame médico para saber se você possui alguma contra-indicação para realizar atividade física.

Pense que aliado às recomendações a seguir, você precisará diminuir a ingestão calórica, assim, sugiro que um nutricionista ou médico do esporte lhe ajude no aspecto nutricional.

O American College of Sports Medicine investigou, durante anos, quais são os cuidados mínimos que uma pessoa com sobrepeso ou obesa pode fazer para tentar sair desse quadro.

– Faça 5 vezes por semana, entre 45 minutos a 60 minutos por dia, um trabalho aeróbio para maximizar seu gasto calórico. Alguns exemplos dessas atividades são nadar, pedalar ou remar.

-Atividades de intensidade moderada a vigorosa devem ser encorajadas, no entanto, evite grandes impactos, como pular corda ou correr se você já possuir obesidade tipo I, II ou III.

– Se você já foi obeso, faça exercícios diariamente entre 60 a 90 minutos por dia.

Você pode precisar de um profissional da área de educação física para lhe orientar nas atividades. Em todos os momentos mantenha o foco, não se engane,  busque ter saúde e prime por excelência em seu dia a dia através de hábitos saudáveis como exercícios físicos orientados, alimentação equilibrada, sono repousante e trabalho consciente.

Referências:

Exercise Prescription for Other Clinical Populations. In Walter R Thompson; Neil F Gordon; Linda S Pescatello; ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. 8th ed. American College of Sports Medicine, 2010, P. 254.

Recommendations for Prescribing Exercise to 10 Overweight and Obese Patients. Disponível em: https://exerciserx.cheu.gov.hk/files/DoctorsHanbook_ch10.pdf

 

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Bio Eco Esportes no pódio do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom
  O final de semana foi de conquistas memoráveis para a Associação de Canoagem de Piracicaba – SELAM (BIOECOESPORTES – CANOE BRASIL – CANOAR), durante o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado nas corredeiras artificiais no canal da Piracema –  Usina de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os destaques foram os atletas
Como melhorar seu rendimento na natação?
Particularmente, na natação, é indiscutível a importância da técnica no rendimento. Por esse motivo, a detecção de problemas técnicos executados durante o nado tem importância fundamental no desenvolvimento do aluno. No caso da natação, a água é uma variável que possui grande influência, dificultando a visualização do gesto técnico (fase subaquática) como um todo. Visando
19 de outubro tem Bike Fit! Vagas limitadas!
Sim, você pode pedalar com mais conforto! Cada ajuste faz total diferença, não só na prevenção de lesões, mas também na melhora do seu rendimento no pedal. Ajuste sua bike com o Prof. Esp. Rogério Camargo. Dia 19/10 aqui na BioEco.
Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama
O Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.   O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Time BioEco na 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom
Entre os dias 25 a 30 de setembro aconteceu no Rio de Janeiro a 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom da ICF – International Canoe Federation. A Bio Eco Esportes esteve presente dentro e fora das águas. Os atletas BioEco, Pedro Aversa, Thiago Serra, Bruno Cataldo e Denis Quellis foram staff e demonstradores
Nossa história! Conheça a Bio Eco Esportes
10 anos de história! Bio Eco Esportes Treinamento e Assessoria Esportiva em Piracicaba-SP!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480