Musculação melhora o VO2?

O que é VO2? É importante para a Corrida? ⠀
Treinos de Musculação ajudam a melhorar? ⠀

Bom, primeira coisa que devemos ter claro é o que é o VO2! Basicamente, VO2 é o volume de Oxigênio (O2) que seu corpo é capaz de captar, transportar e utilizar (lembrando que o oxigênio é importantíssimo para a produção de energia em nosso corpo). ⠀

Nosso organismo está o tempo todo captando, transportando e utilizando O2. Se estamos deitados dormindo, estamos realizando esse processo. Se estamos sentados trabalhando, estamos realizando esse processo. Se estamos praticando uma atividade física também estamos realizando esse processo.⠀

Claro que, quanto maior a exigência energética da atividade diária que estamos realizando, maior será a necessidade do nosso corpo para captar, transportar e utilizar o O2. Sendo assim, de forma lógica e bem simples, conseguimos inferir que, quanto maior a capacidade de um indivíduo captar, transportar e utilizar O2, maior será a capacidade dele realizar atividades mais vigorosas. Ou seja, quanto maior o VO2máx da pessoa, melhor seu condicionamento físico.⠀

De fato, o meio acadêmico já tem bem definido que “o VO2 é um dos fatores mais importantes para o sucesso nas atividades de endurance e, portanto, o objetivo de qualquer atleta de endurance deve ser maximizar sua potência aeróbica.” (Blagrove RC, Howatson G, Hayes PR. 2018) e que “treinos longos e contínuos de corrida e treinos intervalados em alta intensidade induzem adaptações importantes no sistema cardiovascular e metabólico que resultam no aumento do VO2máx”. ⠀

Ou seja, já é bem aceito que treinos específicos de corrida, ciclismo ou de outras modalidades de endurance são eficientes em aumentar o VO2máx.⠀ ⠀
Mas e a musculação? E o treinamento de Força? Será que são capazes de aumentar o VO2máx? ⠀
Essas perguntas foram respondidas por Blagrove, Howatson e Hayes (2018) em seu estudo de revisão sistemática de literatura sobre os efeitos do treinamento de força para corredores de longa e média distância.⠀

Vamos lá! Mais uma vez devemos lembrar que existem várias formas de se treinar força. Musculação tradicional (Resistência de Força), Força Máxima, LPO, Pliometria e Sprints são alguns dos métodos existentes. E, cada método, é responsável por melhorar a força por algum meio específico: Neural ou Muscular. Nas adaptações neurais o aumento de força se deve pela melhora da comunicação cérebro-neurônio-músculo.⠀

Já nas musculares, a melhora ocorre basicamente pelo aumento do tamanho do músculo, e mesmo com os inúmeros métodos existentes e diferentes meios adaptativos o resultado do estudo realizado por Blagrov, Howatson e Hayes (2018), em geral, foi que o treinamento de força não é eficiente para aumentar o VO2máx dos corredores.⠀

O VO2máx possui um “limite superior” muito individualizado e inato e é de difícil desenvolvimento. Resultados significativos exigem tempo para aparecer, além de que, quanto mais treinado for o atleta mais difícil será seu desenvolvimento. As únicas melhoras observadas no estudo foram com pessoas pouco treinadas e, ainda assim, os autores evitaram afirmar que foram por causa do treinamento de força (visto que esses indivíduos também seguiram com treinamento específico de corrida).⠀

Mas cuidado com interpretações precipitadas! O treinamento de Força pode não ser eficiente para aumentar o VO2máx, mas ele ajuda a melhorar a corrida por outros meios adaptativos.⠀

Todo corredor deve possuir um programa de treinamento de força bem elaborado, periodizado e com progressões e variações adequadas. Converse com seu treinador. Peça para ele montar sua periodização e ajudá-lo a alcançar mais rápido seus objetivos.⠀

Se precisar de ajuda, estamos à disposição. – Rodrigo Galhardo, Prof. BioEco. ⠀

 

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