Meias de compressão funcionam?

“Meias de compressão foram criadas para o uso clínico em pacientes com problemas crônicos de insuficiência venosa, afim de melhorar o retorno sanguíneo para o coração, diminuindo o inchaço nas pernas e a probabilidade de formação de coágulos. ⠀

A medicina desfruta dos efeitos benéficos da compressão há anos e esses benefícios chamaram atenção do meio esportivo. ⠀

Assim surgiram hipóteses que relacionam a utilização de roupas de compressão para melhorar a performance e/ou acelerar a recuperação de atletas. Entre hipóteses, promessas, modismo e muita controvérsia, é importante separar o “joio da meia” e buscar evidências sobre os benefícios, ou não, desse acessório tão utilizado em diversas modalidades esportivas.⠀

Um estudo publicado Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy avaliou 40 indivíduos com nível semelhante de treinamento em momentos pré e pós a Maratona de Madri (Espanha) e não encontrou diferenças significativas no tempo de prova entre o grupo que correu com as meias de compressão e o grupo que correu com meias convencionais.⠀ ⠀
Já um artigo de revisão publicado na Sports Medice, analisou mais de 70 trabalhos utilizando roupas de compressão. O estudo mostrou que a maioria dos trabalhos analisados não encontraram melhoras da utilização de meias de compressão para modalidades de longa duração como corrida e ciclismo.⠀ ⠀
Mas antes de tirarmos conclusões a respeito da utilização das meias de compressão, é importante salientar que não existe um método bem definido para avaliar a eficácia desse material, o que torna a discussão prejudicada e pouco precisa.⠀

Outro ponto importante que devemos nos atentar é para a existência de diferentes tipos de roupas de compressão (meias, shorts, camisetas, manguitos) com diferentes níveis pressão (de 7.0mmHg até 33.0mHg), com diferentes características (pressão gradual, pressão constante), e ainda, diferentes composições do tecido. ⠀

E, sim! Tudo isso pode fazer diferença tanto para as pesquisas, como no ambiente esportivo.⠀
O que é evidente e consensual à todos os estudos também é a provável existência do efeito placebo, uma vez que, quando foram observadas melhoras de caráter subjetivo e/ou no rendimento não se observou melhoras fisiológicas e ou metabólicas que justificassem esse benefício.⠀

Por fim, a utilização de meias de compressão pode ser uma boa estratégia para treinos e competições em baixas temperaturas, aumentando o conforto térmico ou em casos em que o atleta sinta-se confiante com a utilização das meias, usufruindo assim, do efeito placebo – já que a utilização das meias não causa danos. ⠀

Mas, até o presente momento, não se evidenciou nenhum efeito relevante que justifiquem uma melhora na performance durante a prática esportiva.” – Rodrigo Galhardo, professor BioEco.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Qual seu próximo desafio na corrida?
A preparação para uma prova de corrida começa bem antes de você fazer sua inscrição, certo!? ⠀ ⠀ Estabelecida a meta, o próximo passo é conversar com seu professor para avaliar sua condição física para aquela corrida e alinhar os treinos e estratégias para que você alcance seu melhor resultado. Um fator importante também é
Ciclismo – Avaliações e Planilha de Treinos
O ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta. Para quem deseja competir, ele possui inúmeras regras e possui também quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas. Você pedala somente aos fins de semana? Você é ciclista
Ginástica Laboral em Piracicaba-SP
Ginástica laboral caracteriza-se por um conjunto de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com objetivo de promover a saúde e combater o sedentarismo do trabalhador, além de evitar lesões e queixas ocupacionais. Pode ser de curta duração, não cansar nem sobrecarregar o funcionário. Com um sistema próprio, a BIO ECO ESPORTES faz a gestão
Meias de compressão funcionam?
“Meias de compressão foram criadas para o uso clínico em pacientes com problemas crônicos de insuficiência venosa, afim de melhorar o retorno sanguíneo para o coração, diminuindo o inchaço nas pernas e a probabilidade de formação de coágulos. ⠀ ⠀ A medicina desfruta dos efeitos benéficos da compressão há anos e esses benefícios chamaram atenção
Treinamento de força para ciclistas
“Contextualizar treinamento de força no universo do ciclismo não é tarefa fácil. Primeiro, porque não é simples inseri-lo de forma correta para que seus efeitos sejam positivos, segundo, porque o senso comum é arraigado de lendas preestabelecidas… “Já uso as pernas para pedalar, não preciso fazer musculação” ou “a musculação deixou as pernas pesadas, amarradas”,
Palestra Forte Mente com Rui Pacheco – Dia 24 de maio na BioEco!
Evento imperdível que vai rolar dia 24 de maio aqui na BioEco! Os convites já estão à venda e são limitados! Mais informações pelo WhatsApp (19)99690-7588. Esperamos vocês!!!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480