Meias de compressão funcionam?

“Meias de compressão foram criadas para o uso clínico em pacientes com problemas crônicos de insuficiência venosa, afim de melhorar o retorno sanguíneo para o coração, diminuindo o inchaço nas pernas e a probabilidade de formação de coágulos. ⠀

A medicina desfruta dos efeitos benéficos da compressão há anos e esses benefícios chamaram atenção do meio esportivo. ⠀

Assim surgiram hipóteses que relacionam a utilização de roupas de compressão para melhorar a performance e/ou acelerar a recuperação de atletas. Entre hipóteses, promessas, modismo e muita controvérsia, é importante separar o “joio da meia” e buscar evidências sobre os benefícios, ou não, desse acessório tão utilizado em diversas modalidades esportivas.⠀

Um estudo publicado Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy avaliou 40 indivíduos com nível semelhante de treinamento em momentos pré e pós a Maratona de Madri (Espanha) e não encontrou diferenças significativas no tempo de prova entre o grupo que correu com as meias de compressão e o grupo que correu com meias convencionais.⠀ ⠀
Já um artigo de revisão publicado na Sports Medice, analisou mais de 70 trabalhos utilizando roupas de compressão. O estudo mostrou que a maioria dos trabalhos analisados não encontraram melhoras da utilização de meias de compressão para modalidades de longa duração como corrida e ciclismo.⠀ ⠀
Mas antes de tirarmos conclusões a respeito da utilização das meias de compressão, é importante salientar que não existe um método bem definido para avaliar a eficácia desse material, o que torna a discussão prejudicada e pouco precisa.⠀

Outro ponto importante que devemos nos atentar é para a existência de diferentes tipos de roupas de compressão (meias, shorts, camisetas, manguitos) com diferentes níveis pressão (de 7.0mmHg até 33.0mHg), com diferentes características (pressão gradual, pressão constante), e ainda, diferentes composições do tecido. ⠀

E, sim! Tudo isso pode fazer diferença tanto para as pesquisas, como no ambiente esportivo.⠀
O que é evidente e consensual à todos os estudos também é a provável existência do efeito placebo, uma vez que, quando foram observadas melhoras de caráter subjetivo e/ou no rendimento não se observou melhoras fisiológicas e ou metabólicas que justificassem esse benefício.⠀

Por fim, a utilização de meias de compressão pode ser uma boa estratégia para treinos e competições em baixas temperaturas, aumentando o conforto térmico ou em casos em que o atleta sinta-se confiante com a utilização das meias, usufruindo assim, do efeito placebo – já que a utilização das meias não causa danos. ⠀

Mas, até o presente momento, não se evidenciou nenhum efeito relevante que justifiquem uma melhora na performance durante a prática esportiva.” – Rodrigo Galhardo, professor BioEco.

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