Longevidade!

Gosto de pensar em 4 pilares fundamentais para alcançar a longevidade aproveitando a independência motora e a sabedoria acumulada por momentos de experiência ao longo da vida, são eles: Saúde, Trabalho (esforço), Descanso (regeneração orgânica, lazer) e Família.

Lembre-se que nenhum deles se sobrepõe ao outro, todos são importantes ao longo do ciclo vital.⠀⠀⠀⠀

Nosso primeiro pilar é a saúde, tema a qual dedico essa reflexão. Nossa saúde compreende a ausência de doenças, a força muscular juntamente com a agilidade e a manutenção das funções motoras e a nutrição.

Para conseguir manter essas variáveis por tempo indeterminado é muito importante desenvolver um trabalho de força, pois sabe-se que o sedentarismo, obesidade e alimentação não saudável podem causar desde deficiência na mobilidade, sarcopenia, diabetes, doenças nos sistema cardíaco e até câncer. ⠀⠀

Além disso, após os 40 anos de idade começamos a entrar em ciclo de perda de massa muscular bem significativo, variando entre 7% e 11% menos massa magra (músculo) por década.⠀⠀
⠀⠀
A boa notícia é que isso pode ser atenuado com uma importante mudança de rotina de vida diária. Como sempre sugiro, procure um médico e faça seus exames, assim que ele o liberar, comece a mudar seu estilo de vida. Vamos às dicas:⠀⠀⠀

1.Comece a treinar para ganhar força e diminuir o ritmo de perda de massa magra;⠀⠀⠀

2.Faça mais atividades ao ar livre, de preferência exponha-se ao sol; ⠀⠀

3.Beba muita água, mas evite ingerir tudo de uma vez, tome cerca de 200ml por vez durante o dia todo;⠀⠀⠀

4.Alimente-se de maneira consciente e nutritiva, evite coisas que agridem seu organismo como alimentos ricos em açúcar, frituras e conservantes (descasque mais e desembrulhe menos);⠀⠀

5.Descanse melhor, evite levar trabalho para cama ou mexer com celular ou computadores antes de dormir;⠀⠀
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Os outros pilares são igualmente importantes, mas serão assunto para outros textos.” – Alan Schmidt, Prof. BioEco.

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