Genética e emagrecimento

“Muito se fala sobre a influência da genética na Obesidade. Até que ponto nossos genes são responsáveis por nosso acúmulo de gordura? E nosso estilo de vida?

Uma das teorias que busca explicar a influência da genética na Obesidade é a teoria do “genótipo econômico”. Mas, para entender esta teoria precisamos voltar para épocas pré-históricas.

Quando nossos antepassados precisavam caçar para conseguir comida, eles viviam em constante ambiente de escassez alimentar e por vezes passavam dias sem comer. Assim, quando havia alimento, era natural que comessem o máximo que aguentassem com o intuito de criar um “estoque” de energia para possíveis novos momentos de escassez.

Esse hábito funcionou como uma proteção para a evolução da espécie humana. Os organismos melhores adaptados à estocar energia foram selecionados naturalmente – de acordo com a teoria evolutiva – e transmitiriam seus “genes econômicos” para seus herdeiros.

Porém, uma falha dessa teoria, foi não abordar a grande capacidade física que nossos ancestrais possuíam. Força, velocidade e resistência eram determinantes para definir se você conseguiria lutar, fugir ou se morreria em uma batalha contra um predador. Vivíamos em um ambiente altamente exigente do ponto de vista energético.

Sendo assim, a teoria da “Libertação do Predador” surgiu para completar a teoria do Genótipo Econômico.  A teoria diz que uma rede genética específica, responsável pela capacidade de nossos ancestrais se locomoverem rapidamente e em grandes distâncias, também foram fundamentais para a evolução da espécie. Afinal, os que não possuíam tais capacidades se tornaram presas fáceis na antiga cadeia alimentar, não sobrevivendo para dar continuidade à sua linhagem genética.

Agora, se os genes responsáveis por uma alta capacidade de estocar energia e por nos proporcionar um altíssimo gasto energético foram responsáveis pela evolução de nossa espécie por milhares e milhares de anos, será que poucas centenas de anos foram suficientes para uma alteração significativa em nossa carga genética? Ou será que ainda carregamos alguns desses genes conosco?

A verdade é que esses genes ainda estão presente em nosso DNA!

Porém, o atual ambiente de fartura alimentar, de alimentos de baixa qualidade, nossa genética econômica – genes favoráveis ao armazenamento de gordura – aliados ao problema de que não precisamos mais caçar nossa comida, não precisamos fugir de predadores e de que mal precisamos caminhar para ir para lugares diferentes são alguns dos grandes responsáveis pela epidemia de Obesidade.

O ambiente em que vivemos se tornou muito mais favorável ao acúmulo de gordura, do  que ao alto gasto energético. Estamos estocando mais do que gastando. Estamos comendo mais do que nos exercitando. Estamos cada vez mais, gastando menos.

Mas, não se desespere. Assim como é necessário comer para nossos genes econômicos ordenarem nossos tecidos estocarem energia, basta praticar exercícios para estimular nossa outra rede de genética a gastar essa energia.

Na maioria dos casos um programa de treinamento consistente e bem elaborado integrado à uma reeducação alimentar, disciplina e determinação são bastante efetivos para  diminuir o excesso de gordura corporal.

Para isso a Bio Eco Esportes conta com uma excelente equipe de profissionais prontos para auxiliá-lo em seus treinamentos e no controle de sua alimentação.” – Rodrigo Galhardo, professor BioEco.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Planilha de Treinos Ciclismo
O ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta. Para quem deseja competir, ele possui inúmeras regras e possui também quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas. ⠀ ⠀👉🚴Você pedala somente aos fins de semana? Você é
Veja as conquistas dos nossos alunos nas principais provas de ciclismo e corrida!
Nosso aluno, Rafael Oliveira (Canal de Bike), conquistou o 1º Lugar do pódio – categoria Sub 35 e 7º Geral no Desafio de Aparecida 2019! ⠀ E também no Desafio de Aparecida 2019, o aluno, José Pedro Mondini, subiu ao pódio em 3º Lugar na categoria sub 30! Já o aluno, Ricardo Sebastianes, 1º Lugar
Exercício Físico e depressão – ressignificar a essência
“A Organização Mundial da Saúde estima que temos atualmente mais de 350 milhões de pessoas afetadas pela depressão. O transtorno depressivo maior é o mais prevalente transtorno mental, com uma prevalência ao longo da vida de 6-15%. A depressão é um dos diagnósticos mais comuns quando pensamos nos cuidados da saúde. A doença reduz a
Confira nossa programação de treinos desse fim de semana
Tem feriadão chegando e tem treino aberto também! Neste o sábado o treino será de reconhecimento de percurso da 10° Corrida Turística de Piracicaba. O ponto de encontro será aqui na BioEco – Rua Ipiranga, 226. Quase em frente ao SESC, às 8h! Todos convidados! Nesse domingo acontece mais um treino longo de corrida! 👉Leve
Overtraning e seus sintomas
Nosso corpo precisa de repouso após a atividade física e se isso não ocorre corretamente, o organismo fica prejudicado e aparecem sintomas negativos à saúde, ao corpo e à mente. Sabe aquela máxima que descanso também é treino? Ela tem grande importância para a prevenção do overtraining. Conheça os principais sintomas: – Perda considerável de
O que é VO2max e como ele é calculado?
VO2max, um termo muito usado entre os praticantes e atletas de esportes de resistência, mas, de certa forma, muitos tem dúvidas sobre ele.⠀ VO2max, ou consumo máximo de oxigênio, utilizado para o cálculo da potência aeróbia, refere-se à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício intenso ou máximo. VO2max, é

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480