Exercício físico e depressão: ressignificar a essência

A Organização Mundial da Saúde estima que temos hoje no mundo mais de 350 milhões de pessoas afetadas pela depressão. O transtorno depressivo maior é o mais prevalente transtorno mental 2005), com uma prevalência ao longo da vida de 6-15%. A depressão é um dos diagnósticos mais comuns quando pensamos nos cuidados da saúde (OMS, 2001). A depressão reduz a saúde mais do que doenças somáticas como artrite, angina e diabetes e, também, a depressão foi uma das principais causas de incapacidade em 2012 (OMS, 2012). A taxa de mortalidade de depressão é de cerca de 4%, o que equivale ao do tabagismo. Para pessoas que sofrem de doenças somáticas, como câncer, doenças cardiovasculares e infecções, o risco de mortalidade aumenta ainda mais com depressão comórbida.

Diretrizes do National Institute for Health and Care Excellence (NICE), recomendam os tratamentos psicológicos cognitivos, terapia comportamental ou terapia interpessoal como sugestão para depressão leve a moderada, seguido por medicação antidepressiva. Muitos pacientes não alcançam alívio suficiente dos sintomas apesar de realizar o tratamento adequado implementação e 50% experimentam pelo menos um novo episódio depressivo. Pesquisas apontam para a importância de maximizar a resposta ao tratamento o mais cedo possível devido ao declínio do prognóstico com o passar do tempo e também, devido a falhas nas respostas ao tratamento. O tratamento subsequente é frequentemente necessário para aumentar o efeito, seja alterando o tratamento ou adicionando um. Dadas as graves consequências da depressão, intervenções rentáveis e robustas para estabelecer a recuperação e prevenir a recaída são cruciais.

Tanto a Organização Mundial das Nações Unidas (OMS) quanto as diretrizes National Institute for Health and Care Excellence recomendam a implementação de exercícios físicos no tratamento padrão da depressão, no entanto, é importante ter conhecimento atualizado sobre o efeito do exercício na depressão, tendo em vista que o exercício, se não for pensado e introduzido de forma adequada, poderá piorar o quadro depressivo em questão.

Nesse sentido, uma equipe de pesquisadores da Noruega liderada por Siri Kvam et. al (2016) realizaram uma revisão denominada “Exercise as a treatment for depression: A meta-analysis”, observaram que principal análise indica que o exercício como tratamento para depressão unipolar tem efeito moderado a grande (g = 0,68) em comparação com as condições do grupo controle.
Os achados da meta-análise indicam que o exercício é uma intervenção eficaz para a depressão em comparação com vários tipos de grupo controle. O efeito do exercício como tratamento interdependente é evidente e, ainda, é particularmente alto quando comparado a pessoas sem intervenção medicamentosa. Assim, o exercício pode servir como uma alternativa para pacientes que não respondem ao tratamento dado, pacientes que estão aguardando tratamento, ou aqueles que por diferentes razões não recebem ou não desejam o tratamento tradicional.

Dentre as possibilidades de estimulo, ressaltamos o trabalho de endurance, força, potência, flexibilidade e hipertrofia. Esses, a partir de avaliação de composição corporal e testes para ver o estado em que a pessoa se encontra, sugerimos, serem incorporados ao ciclo de treinamento.
É importante ponderarmos em nossa contribuição a escolha adequada dos tipos de exercícios e como será feita a periodização do programa de saúde. Assim, juntamente com os profissionais da equipe terapêutica podemos proporcionar a ressignificação do estilo de vida da pessoa e melhorar sua qualidade de vida para poder gozar de todas as possibilidades positivas que a vida pode oferecer.

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  
Referências:
NICE. https://www.nice.org.uk/guidance/cg90 . Acesso em 29/10/18.
OMS. http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/depression . Acesso em 29/10/18.
S. Kvam et al. / Journal of Affective Disorders 202 (2016) 67–86
http://faculty.cas.usf.edu/mbrannick/meta/CMA/Kvam2016ExerciseDepressionMeta.pdf . Acesso em 26/10/2018.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treino reconhecimento de percurso: Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba
Atenção, corredores! 🏃🏾‍♂️🏃🏽‍♀️ Neste domingo (18/08) faremos um treino coletivo de reconhecimento de percurso da Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba! Vamos? Treino aberto a todos! Esperamos vocês!
Fatores que podem influenciar sua imunidade
Nessa época do ano é comum gripes, resfriados, viroses, principalmente por conta do clima seco e temperatura mais baixa. Mas outros fatores podem influenciar no seu sistema imunológico (a proteção do seu corpo contra doenças): Privação de sono – dormir poucas horas (menos do que 6 horas) ou o sono irregular e/ou agitado (acordando várias
Time BioEco na Asics Golden Run 21K – 2019
Ontem aconteceu a #asicsgoldenrun 💙💛💚 E essa turma foi até São Paulo pra correr 21K! Antes do grande dia teve muito treino e preparação, muita expectativa, planos e, claro, aquela animação que quem conhece esse Time sabe do a gente tá falando! 😆 Parabéns, Rodrigo, Zilá, Juliana, Claudia, Renata, Nilson, Adailton, Samir e os Profs. Rodrigo e Rafael que
Transição no Triathlon
Quando falamos em triathlon, pensamos em nadar pedalar e correr, mas, na prática, triathlon não é simplesmente a junção dessas três modalidades. Muitos dos treinos são separados, mas na prova, tudo é feito na sequência e o resultado provavelmente será muito diferente dos treinos isolados, portanto, o treino de “transição” ou “brick workouts” é muito
Ciclismo – Aerobar Position  (“clipado”)
O “clip” ou aerobar coloca o ciclista em uma posição onde o tronco é posicionado para a frente com os cotovelos apoiados. Esta posição é conhecida por melhorar a performance aerodinâmica no ciclismo e no triathlon, nas bikes “TT”. No entanto, a natureza agressiva dessa posição pode ter importantes consequências cardiorrespiratórias e metabólicas. O estudo
Planilha de treinos no aplicativo TrainingPeaks
O TrainingPeaks é um aplicativo que facilita sua rotina de treinamento à distância, a comunicação entre você e seu treinador e o monitoramento dos seus resultados. Buscamos sempre oferecer o melhor para nossos alunos em todo o Brasil, por isso utilizamos esta tecnologia para que você tenha a melhor experiência possível com sua planilha de

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480