Estamos perdendo a guerra contra a obesidade!

O comportamento em relação ao movimento e aos hábitos alimentares tem mudado muito nos ultimos anos. Quem se lembra da época que se precisava levantar do sofá para mudar a emissora da televisão? E da época que se ia e voltava andando da padaria ou da escola? Quem comia fruta direto na árvore? Ou chegava em casa para fazer uma refeição com a família com calma e a mesa variada de tantas verduras, leguminosas, grãos e outras coisas sem o processamento industrial que hoje vemos tão presente em nossos alimentos? Hoje nossos alimentos estão sem graça, nos reduzimos a consumir a carboidratos, proteínas e complexos vitamínicos.

As respostas a essas perguntas ficaram no passado. O que vemos são dados alarmantes em livros e revistas cientificas da área da Educação Física, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, entre outras, demonstrando dados que representam o crescimento muito significativo da obesidade no ser humano. A OMS estima que 25% da população brasileira estará obesa até 2025. Esse é um número assustador.

O problema da obesidade está longe de ser estético. Se você é obeso, saiba que para os profissionais das áreas da saúde você é considerado uma pessoa com uma doença. Você pode falar que fez os exames de sangue e não tem nada fora dos parâmetros normais, mas é questão de tempo até começar a apresentar o pacote de males que vem junto a ela. Ou seja, a obesidade está altamente associada a câncer, diabetes melitus tipo 2, hipertensão arterial e Alzheimer.

Vamos fazer um teste? Pare agora o que está fazendo e veja se seu IMC (kg/m²) é maior de 30,0. Para isso, basta dividir a massa corporal (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. Essa fórmula é simples e de fácil aplicação. Um resultado igual ou maior que 30,0 já considerado obeso tipo 1.

Vamos reverter esse quadro. Procure ser mais ativo, se alimentar melhor e faça exames regularmente. Não seja mais um na estatística. A melhor forma de melhorar é sair do sedentarismo (pratique 150 minutos de atividade física na semana) e se alimentar melhor.
Referência bibliografica:
Cintra. D. E. Obesidade e diabetes: fisiopatologia e sinalização celular. São Paulo: SARVIER. 2011.

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treino de corrida e caminhada na Av Cruzeiro do Sul
Atenção, time BioEco! Já definimos o local do treino deste sábado e será na tradicional Av. Cruzeiro do Sul! Vamos nos encontrar pra começar o fim de semana com força total e fazer um super treino!? 👊🏼👊🏼 Esperamos vocês!
Revisão do Consenso do Comitê Olímpico Internacional sobre Suplementos
Revisei esse CONSENSO do Comitê Olímpico Internacional sobre suplementos… 1- Fiz questão de grifar o nome dos caras que assinam esse CONSENSO para explícito a profundidade do documento e para deixar bem claro que se você não lê o que esses caras publicam, você está, no mínimo, na superficialidade dos fatos. 2- Definição: suplementos são
2019 já começou! Você está pronto para traçar seus objetivos?
Em um mundo onde cada vez mais o conforto, sedentarismo e conseguir alcançar metas sem a dedicação necessária é considerado o rei supremo do estilo de vida atual, praticar uma modalidade esportiva ou exercícios físicos é uma rara oportunidade de se materializar a necessidade do ser humano em se esforçar para se obter algo como
Sábado tem treino de corrida e caminhada na Esalq
Atenção, time BioEco! Sábado tem o primeiro treino do ano! Assim como vocês, já estamos a todo vapor. Vem fechar o treino da semana com aquela corridinha na Esalq! Esperamos vocês!
Low Carb, dietas da moda, perda de peso… Desvendando alguns mitos da saúde
“Após o artigo na Science, John Hawley deu uma entrevista informal no portal 9coach. Clique AQUI e confira a entrevista. Traduzindo para leigos as evidências que ele constrói através da ciência… Highlights⠀ ⠀ 1- Dietas que restringem alimentos ou programas de saúde/alimentação de celebridades talvez ajudem a perder peso em curto prazo, mas no longo
VO2max: o que é e como é calculado?
VO2max, um termo muito usado entre os praticantes e atletas de esportes de resistência, mas, de certa forma, muitos tem dúvidas sobre ele. VO2max, ou consumo máximo de oxigênio, utilizado para o cálculo da potência aeróbia, refere-se à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício intenso ou máximo. VO2max, é

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480