Estamos perdendo a guerra contra a obesidade!

O comportamento em relação ao movimento e aos hábitos alimentares tem mudado muito nos ultimos anos. Quem se lembra da época que se precisava levantar do sofá para mudar a emissora da televisão? E da época que se ia e voltava andando da padaria ou da escola? Quem comia fruta direto na árvore? Ou chegava em casa para fazer uma refeição com a família com calma e a mesa variada de tantas verduras, leguminosas, grãos e outras coisas sem o processamento industrial que hoje vemos tão presente em nossos alimentos? Hoje nossos alimentos estão sem graça, nos reduzimos a consumir a carboidratos, proteínas e complexos vitamínicos.

As respostas a essas perguntas ficaram no passado. O que vemos são dados alarmantes em livros e revistas cientificas da área da Educação Física, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, entre outras, demonstrando dados que representam o crescimento muito significativo da obesidade no ser humano. A OMS estima que 25% da população brasileira estará obesa até 2025. Esse é um número assustador.

O problema da obesidade está longe de ser estético. Se você é obeso, saiba que para os profissionais das áreas da saúde você é considerado uma pessoa com uma doença. Você pode falar que fez os exames de sangue e não tem nada fora dos parâmetros normais, mas é questão de tempo até começar a apresentar o pacote de males que vem junto a ela. Ou seja, a obesidade está altamente associada a câncer, diabetes melitus tipo 2, hipertensão arterial e Alzheimer.

Vamos fazer um teste? Pare agora o que está fazendo e veja se seu IMC (kg/m²) é maior de 30,0. Para isso, basta dividir a massa corporal (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. Essa fórmula é simples e de fácil aplicação. Um resultado igual ou maior que 30,0 já considerado obeso tipo 1.

Vamos reverter esse quadro. Procure ser mais ativo, se alimentar melhor e faça exames regularmente. Não seja mais um na estatística. A melhor forma de melhorar é sair do sedentarismo (pratique 150 minutos de atividade física na semana) e se alimentar melhor.
Referência bibliografica:
Cintra. D. E. Obesidade e diabetes: fisiopatologia e sinalização celular. São Paulo: SARVIER. 2011.

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Bio Eco Esportes no pódio do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom
  O final de semana foi de conquistas memoráveis para a Associação de Canoagem de Piracicaba – SELAM (BIOECOESPORTES – CANOE BRASIL – CANOAR), durante o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado nas corredeiras artificiais no canal da Piracema –  Usina de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os destaques foram os atletas
Como melhorar seu rendimento na natação?
Particularmente, na natação, é indiscutível a importância da técnica no rendimento. Por esse motivo, a detecção de problemas técnicos executados durante o nado tem importância fundamental no desenvolvimento do aluno. No caso da natação, a água é uma variável que possui grande influência, dificultando a visualização do gesto técnico (fase subaquática) como um todo. Visando
19 de outubro tem Bike Fit! Vagas limitadas!
Sim, você pode pedalar com mais conforto! Cada ajuste faz total diferença, não só na prevenção de lesões, mas também na melhora do seu rendimento no pedal. Ajuste sua bike com o Prof. Esp. Rogério Camargo. Dia 19/10 aqui na BioEco.
Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama
O Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.   O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Time BioEco na 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom
Entre os dias 25 a 30 de setembro aconteceu no Rio de Janeiro a 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom da ICF – International Canoe Federation. A Bio Eco Esportes esteve presente dentro e fora das águas. Os atletas BioEco, Pedro Aversa, Thiago Serra, Bruno Cataldo e Denis Quellis foram staff e demonstradores
Nossa história! Conheça a Bio Eco Esportes
10 anos de história! Bio Eco Esportes Treinamento e Assessoria Esportiva em Piracicaba-SP!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480