Estamos perdendo a guerra contra a obesidade!

O comportamento em relação ao movimento e aos hábitos alimentares tem mudado muito nos ultimos anos. Quem se lembra da época que se precisava levantar do sofá para mudar a emissora da televisão? E da época que se ia e voltava andando da padaria ou da escola? Quem comia fruta direto na árvore? Ou chegava em casa para fazer uma refeição com a família com calma e a mesa variada de tantas verduras, leguminosas, grãos e outras coisas sem o processamento industrial que hoje vemos tão presente em nossos alimentos? Hoje nossos alimentos estão sem graça, nos reduzimos a consumir a carboidratos, proteínas e complexos vitamínicos.

As respostas a essas perguntas ficaram no passado. O que vemos são dados alarmantes em livros e revistas cientificas da área da Educação Física, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, entre outras, demonstrando dados que representam o crescimento muito significativo da obesidade no ser humano. A OMS estima que 25% da população brasileira estará obesa até 2025. Esse é um número assustador.

O problema da obesidade está longe de ser estético. Se você é obeso, saiba que para os profissionais das áreas da saúde você é considerado uma pessoa com uma doença. Você pode falar que fez os exames de sangue e não tem nada fora dos parâmetros normais, mas é questão de tempo até começar a apresentar o pacote de males que vem junto a ela. Ou seja, a obesidade está altamente associada a câncer, diabetes melitus tipo 2, hipertensão arterial e Alzheimer.

Vamos fazer um teste? Pare agora o que está fazendo e veja se seu IMC (kg/m²) é maior de 30,0. Para isso, basta dividir a massa corporal (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. Essa fórmula é simples e de fácil aplicação. Um resultado igual ou maior que 30,0 já considerado obeso tipo 1.

Vamos reverter esse quadro. Procure ser mais ativo, se alimentar melhor e faça exames regularmente. Não seja mais um na estatística. A melhor forma de melhorar é sair do sedentarismo (pratique 150 minutos de atividade física na semana) e se alimentar melhor.
Referência bibliografica:
Cintra. D. E. Obesidade e diabetes: fisiopatologia e sinalização celular. São Paulo: SARVIER. 2011.

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Como começar a se preparar para os 100 anos
Há algumas décadas chegar vivo até os 100 anos era algo fora do comum. No entanto, hoje em dia, vemos com frequência pessoas com idade entre 80 e 100 anos passeando pelas ruas, nadando, pescando, trabalhando, correndo, andando de bicicleta, fazendo viagens e aproveitando muito bem a vida que construíram, enquanto outras da mesma idade,
Feliz Dia dos Pais!
A mais bela e marcante herança que um pai pode deixar a seu filho é a construção do caráter e os passos a serem seguidos. Feliz Dia dos Pais! Desejamos a todos os papais um lindo dia! 
Gosta de correr? Participe do nosso treino aberto!
Neste sábado acontece mais um treino aberto! A professora Camila Serra espera por você a partir das 8h na Avenida Cruzeiro do Sul. É gratuito e para todos! Treino de corrida e caminhada!
Questionar o velho hábito!
Os filósofos pré- socráticos buscavam nos elementos da natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Isso foi entre os séculos IIV e V a.C. Já Sócrates, que viveu entre 470 a.C. e 399 a.C., baseava sua filosofia no diálogo. A filosofia socrática era marcada pela expressão “conhece-te a ti mesmo”, onde
Personal Trainer em Piracicaba!
Ter o acompanhamento de um personal trainer é fundamental, seja na musculação, corrida, ciclismo, natação ou triathlon. Além de auxiliar nos treinos, o personal pode te ajudar e te ensinar a treinar de maneira correta, evitando lesões e te ajudando a manter o foco para conquistar seus objetivos, tudo isso personalizado para você, de acordo
Ciclismo: 17 de agosto tem Bike Fit no Studio Premium BioEco
Na semana passada teve Bike Fit aqui na BioEco e já estamos divulgando a próxima data porque a procura tá grande e muita gente ficou de fora da última vez. Dia 17 de agosto tem mais um Fit! Agende seu horário: (19) 3382-5451 | WhatsApp: (19) 99690-7588.⠀

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480