Efeito sanfona: o que é e como evitar?

O efeito sanfona é muito comum em dietas restritivas e monótonas, onde o indivíduo emagrece, mas logo volta engordar. Isso acontece porque em dietas restritas, ocorre grande perda de peso em um curto espaço de tempo.

Mas não se engane! A maior parte do peso que é perdido nesse tipo de dieta corresponde à água corporal (resultado de desidratação e/ou diminuição do inchaço) e perda de massa muscular – e nunca é bom perder músculos! Mesmo para quem quer emagrecer! – e não de gordura. Com a perda de massa muscular o metabolismo fica mais lento, fazendo que você gaste menos calorias durante o dia, do que comumente você gasta, o que favorece o ganho de peso à longo prazo. A

lém disso, com a grande restrição alimentar, o corpo “entende” que algo está errado e como forma proteção “cria” mecanismos para desacelerar seu metabolismo e aumentar o acúmulo de gordura como forma de proteção para futuras restrições.

E claro, é muito difícil manter uma dieta maluca por muito tempo, logo o indivíduo volta a comer normalmente, o que ocasiona ganho de peso. Por esse motivo, que quando a pessoa perde peso de forma rápida (mais de 4kg por mês), o retorno ao peso anterior é mais rápido ainda, e a tendência é ganhar um pouquinho mais do que estava anteriormente (a chamada teoria do gene poupador).

Para evitar esse efeito indesejado e frustrante, o ideal é fazer uma reeducação alimentar, que vá reduzindo aos poucos as calorias e as restrições não são tão intensas, de forma que vamos “enganando” nosso corpo e ele lance mão desses mecanismos de adaptação ao jejum ou restrição calórica. No fim das contas, é muito mais rápido e duradouro emagrecer gradualmente, do que ter altos e baixos diversas vezes!

Quer ajustar sua alimentação? Conte com um especialista nesse assunto: o Nutricionista!Diferente das dietas, a reeducação alimentar não tem começo, meio e fim. A alimentação saudável é para a vida toda (acredite: isso não é um martírio!) 

Bruna Castelani, nutricionista BioEco.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Bio Eco Esportes no pódio do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom
  O final de semana foi de conquistas memoráveis para a Associação de Canoagem de Piracicaba – SELAM (BIOECOESPORTES – CANOE BRASIL – CANOAR), durante o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado nas corredeiras artificiais no canal da Piracema –  Usina de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os destaques foram os atletas
Como melhorar seu rendimento na natação?
Particularmente, na natação, é indiscutível a importância da técnica no rendimento. Por esse motivo, a detecção de problemas técnicos executados durante o nado tem importância fundamental no desenvolvimento do aluno. No caso da natação, a água é uma variável que possui grande influência, dificultando a visualização do gesto técnico (fase subaquática) como um todo. Visando
19 de outubro tem Bike Fit! Vagas limitadas!
Sim, você pode pedalar com mais conforto! Cada ajuste faz total diferença, não só na prevenção de lesões, mas também na melhora do seu rendimento no pedal. Ajuste sua bike com o Prof. Esp. Rogério Camargo. Dia 19/10 aqui na BioEco.
Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama
O Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.   O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Time BioEco na 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom
Entre os dias 25 a 30 de setembro aconteceu no Rio de Janeiro a 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom da ICF – International Canoe Federation. A Bio Eco Esportes esteve presente dentro e fora das águas. Os atletas BioEco, Pedro Aversa, Thiago Serra, Bruno Cataldo e Denis Quellis foram staff e demonstradores
Nossa história! Conheça a Bio Eco Esportes
10 anos de história! Bio Eco Esportes Treinamento e Assessoria Esportiva em Piracicaba-SP!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480