Dores articulares e prática de corrida: como devo proceder?

A dor articular é uma preocupação que acomete praticamente a todos os seres humanos, principalmente os que gostam de correr. Quem nunca sentiu esse tipo de dor em alguma articulação é privilegiado por sorte ou por uma ótima consciência corporal e muito treino realizado de maneira adequada. Suas causas são as mais variáveis possíveis: pode ser desde uma queda abrupta, uma pancada, massa corporal elevada, falta de suporte muscular ou até o mau uso da articulação no trabalho ou em casa.

Seus tratamentos também variam entre o simples e o complexo. Mas vamos aqui entender um pouco como proceder para prevenir e melhorar a performance da articulação. Primeiramente, procure saber a causa da dor. Após a descoberta através de exames clínicos e de imagem, busque a reabilitação. Nesse período, sua dor deve cessar completamente ou ficar muito “fraca”. Após isso, leve uma carta ou dados sobre as necessidades especiais que seu treinador deverá levar em conta em seu primeiro ciclo de treinos.

Ao começar a treinar, observe como seu pé toca o solo, se a distribuição de sua massa corporal está sendo dividida da melhor forma possível. Observe também, se o seu joelho, no momento que seu pé toca o solo, está um pouco flexionado (a literatura nos indica que ele sofre menos agressão quando está fletido). Essas são apenas pinceladas técnicas que vemos as pessoas sofrerem para melhorar.

Outro ponto muito importante é o equilíbrio do fortalecimento entre as regiões posteriores e anteriores do corpo. O equilíbrio corporal é um fator importante para a prevenção de dores. Assim como, o controle do peso corporal.

Observe muito se você está com sobrepeso ou obeso, pois isso poderá lhe trazer muitos problemas articulares, inclusive dores na coluna. Prefira perder um pouco de peso e fazer um fortalecimento antes de iniciar a corrida ou voltar a treinar para a corrida.

Esses pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença em sua vida esportiva. Se cuide!

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

 

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treino de corrida e caminhada na Av Cruzeiro do Sul
Atenção, time BioEco! Já definimos o local do treino deste sábado e será na tradicional Av. Cruzeiro do Sul! Vamos nos encontrar pra começar o fim de semana com força total e fazer um super treino!? 👊🏼👊🏼 Esperamos vocês!
Revisão do Consenso do Comitê Olímpico Internacional sobre Suplementos
Revisei esse CONSENSO do Comitê Olímpico Internacional sobre suplementos… 1- Fiz questão de grifar o nome dos caras que assinam esse CONSENSO para explícito a profundidade do documento e para deixar bem claro que se você não lê o que esses caras publicam, você está, no mínimo, na superficialidade dos fatos. 2- Definição: suplementos são
2019 já começou! Você está pronto para traçar seus objetivos?
Em um mundo onde cada vez mais o conforto, sedentarismo e conseguir alcançar metas sem a dedicação necessária é considerado o rei supremo do estilo de vida atual, praticar uma modalidade esportiva ou exercícios físicos é uma rara oportunidade de se materializar a necessidade do ser humano em se esforçar para se obter algo como
Sábado tem treino de corrida e caminhada na Esalq
Atenção, time BioEco! Sábado tem o primeiro treino do ano! Assim como vocês, já estamos a todo vapor. Vem fechar o treino da semana com aquela corridinha na Esalq! Esperamos vocês!
Low Carb, dietas da moda, perda de peso… Desvendando alguns mitos da saúde
“Após o artigo na Science, John Hawley deu uma entrevista informal no portal 9coach. Clique AQUI e confira a entrevista. Traduzindo para leigos as evidências que ele constrói através da ciência… Highlights⠀ ⠀ 1- Dietas que restringem alimentos ou programas de saúde/alimentação de celebridades talvez ajudem a perder peso em curto prazo, mas no longo
VO2max: o que é e como é calculado?
VO2max, um termo muito usado entre os praticantes e atletas de esportes de resistência, mas, de certa forma, muitos tem dúvidas sobre ele. VO2max, ou consumo máximo de oxigênio, utilizado para o cálculo da potência aeróbia, refere-se à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício intenso ou máximo. VO2max, é

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480