Dores articulares e prática de corrida: como devo proceder?

A dor articular é uma preocupação que acomete praticamente a todos os seres humanos, principalmente os que gostam de correr. Quem nunca sentiu esse tipo de dor em alguma articulação é privilegiado por sorte ou por uma ótima consciência corporal e muito treino realizado de maneira adequada. Suas causas são as mais variáveis possíveis: pode ser desde uma queda abrupta, uma pancada, massa corporal elevada, falta de suporte muscular ou até o mau uso da articulação no trabalho ou em casa.

Seus tratamentos também variam entre o simples e o complexo. Mas vamos aqui entender um pouco como proceder para prevenir e melhorar a performance da articulação. Primeiramente, procure saber a causa da dor. Após a descoberta através de exames clínicos e de imagem, busque a reabilitação. Nesse período, sua dor deve cessar completamente ou ficar muito “fraca”. Após isso, leve uma carta ou dados sobre as necessidades especiais que seu treinador deverá levar em conta em seu primeiro ciclo de treinos.

Ao começar a treinar, observe como seu pé toca o solo, se a distribuição de sua massa corporal está sendo dividida da melhor forma possível. Observe também, se o seu joelho, no momento que seu pé toca o solo, está um pouco flexionado (a literatura nos indica que ele sofre menos agressão quando está fletido). Essas são apenas pinceladas técnicas que vemos as pessoas sofrerem para melhorar.

Outro ponto muito importante é o equilíbrio do fortalecimento entre as regiões posteriores e anteriores do corpo. O equilíbrio corporal é um fator importante para a prevenção de dores. Assim como, o controle do peso corporal.

Observe muito se você está com sobrepeso ou obeso, pois isso poderá lhe trazer muitos problemas articulares, inclusive dores na coluna. Prefira perder um pouco de peso e fazer um fortalecimento antes de iniciar a corrida ou voltar a treinar para a corrida.

Esses pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença em sua vida esportiva. Se cuide!

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

 

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Bio Eco Esportes no pódio do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom
  O final de semana foi de conquistas memoráveis para a Associação de Canoagem de Piracicaba – SELAM (BIOECOESPORTES – CANOE BRASIL – CANOAR), durante o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado nas corredeiras artificiais no canal da Piracema –  Usina de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Os destaques foram os atletas
Como melhorar seu rendimento na natação?
Particularmente, na natação, é indiscutível a importância da técnica no rendimento. Por esse motivo, a detecção de problemas técnicos executados durante o nado tem importância fundamental no desenvolvimento do aluno. No caso da natação, a água é uma variável que possui grande influência, dificultando a visualização do gesto técnico (fase subaquática) como um todo. Visando
19 de outubro tem Bike Fit! Vagas limitadas!
Sim, você pode pedalar com mais conforto! Cada ajuste faz total diferença, não só na prevenção de lesões, mas também na melhora do seu rendimento no pedal. Ajuste sua bike com o Prof. Esp. Rogério Camargo. Dia 19/10 aqui na BioEco.
Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama
O Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.   O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Time BioEco na 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom
Entre os dias 25 a 30 de setembro aconteceu no Rio de Janeiro a 39ª edição do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom da ICF – International Canoe Federation. A Bio Eco Esportes esteve presente dentro e fora das águas. Os atletas BioEco, Pedro Aversa, Thiago Serra, Bruno Cataldo e Denis Quellis foram staff e demonstradores
Nossa história! Conheça a Bio Eco Esportes
10 anos de história! Bio Eco Esportes Treinamento e Assessoria Esportiva em Piracicaba-SP!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480