Dicas para evitar o Efeito Sanfona

O efeito sanfona é muito comum em dietas restritivas e monótonas, onde o indivíduo emagrece, mas logo volta engordar. Isso acontece porque em dietas restritas, ocorre grande perda de peso em um curto espaço de tempo.

Mas não se engane! A maior parte do peso que é perdido nesse tipo de dieta corresponde à água corporal (resultado de desidratação e/ou diminuição do inchaço) e perda de massa muscular – e nunca é bom perder músculos! Mesmo para quem quer emagrecer! – e não de gordura.

Com a perda de massa muscular o metabolismo fica mais lento, fazendo que você gaste menos calorias durante o dia, do que comumente você gasta, o que favorece o ganho de peso à longo prazo. Além disso, com a grande restrição alimentar, o corpo “entende” que algo está errado e como forma proteção “cria” mecanismos para desacelerar seu metabolismo e aumentar o acúmulo de gordura como forma de proteção para futuras restrições.

E claro, é muito difícil manter uma dieta maluca por muito tempo, logo o indivíduo volta a comer normalmente, o que ocasiona ganho de peso. Por esse motivo, que quando a pessoa perde peso de forma rápida (mais de 4kg por mês), o retorno ao peso anterior é mais rápido ainda, e a tendência é ganhar um pouquinho mais do que estava anteriormente (a chamada teoria do gene poupador).

Para evitar esse efeito indesejado e frustrante, o ideal é fazer uma reeducação alimentar, que vá reduzindo aos poucos as calorias e as restrições não são tão intensas, de forma que vamos “enganando” nosso corpo e ele lance mão desses mecanismos de adaptação ao jejum ou restrição calórica. No fim das contas, é muito mais rápido e duradouro emagrecer gradualmente, do que ter altos e baixos diversas vezes! – Bruna Castelani, nutricionista BioEco.

Entre em contato com a Bio Eco Esportes. Clique AQUI.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Sábado é dia de treino aberto!
O treino de sábado tá garantido… 💙💛💚 O ponto de encontro é aqui na BioEco! Confira a programação e participe…
Dor durante a corrida! O que fazer?
A dor articular é uma preocupação que acomete praticamente a todos os seres humanos, principalmente os que gostam de correr. Quem nunca sentiu esse tipo de dor em alguma articulação é privilegiado por sorte ou por uma ótima consciência corporal e muito treino realizado de maneira adequada. Suas causas são as mais variáveis possíveis: pode
Alimentação e imunidade
Seguem alguns alimentos que você pode investir no consumo para fortalecer sua imunidade! 💪😀: -Inhame: rico em potássio, vitaminas do complexo B e tem ação depurativa (auxilia na eliminação de toxinas). Você pode consumir no formato de purê, batido com frutas, na vitamina, sopas, saladas; -Gengibre: Rico em vitamina C, vitamina B6 e com ação
Confira nossa programação de treinos abertos dessa semana e participe!
Olha só nossa programação de treinos dessa semana! Sábado, domingo e segunda tem treino aberto! Confira! Sábado Domingo Segunda
Quando você começa ou retoma a atividade física ou aumenta a intensidade dos treinos, costuma ficar doente?
O exercício de média intensidade está associado a diminuição de episódios de infecção, possivelmente decorrente da melhoria de funções de neutrófilo, macrófago e células NK (natural killer) e consequente MELHORA do sistema imunológico. Porém, o exercício, quando praticado além de determinado limite, se associa a aumento da incidência de doenças infecciosas, principalmente das vias aéreas
Amanhã tem treino de corrida e caminhada!
Olha só a programação do treino de sábado! Vamos? Corrida e caminhada na Av Renato Wagner ( em frente ao estacionamento do CCP) às 8h! Todos convidados, esperamos vocês!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480