Dicas para evitar o Efeito Sanfona

O efeito sanfona é muito comum em dietas restritivas e monótonas, onde o indivíduo emagrece, mas logo volta engordar. Isso acontece porque em dietas restritas, ocorre grande perda de peso em um curto espaço de tempo.

Mas não se engane! A maior parte do peso que é perdido nesse tipo de dieta corresponde à água corporal (resultado de desidratação e/ou diminuição do inchaço) e perda de massa muscular – e nunca é bom perder músculos! Mesmo para quem quer emagrecer! – e não de gordura.

Com a perda de massa muscular o metabolismo fica mais lento, fazendo que você gaste menos calorias durante o dia, do que comumente você gasta, o que favorece o ganho de peso à longo prazo. Além disso, com a grande restrição alimentar, o corpo “entende” que algo está errado e como forma proteção “cria” mecanismos para desacelerar seu metabolismo e aumentar o acúmulo de gordura como forma de proteção para futuras restrições.

E claro, é muito difícil manter uma dieta maluca por muito tempo, logo o indivíduo volta a comer normalmente, o que ocasiona ganho de peso. Por esse motivo, que quando a pessoa perde peso de forma rápida (mais de 4kg por mês), o retorno ao peso anterior é mais rápido ainda, e a tendência é ganhar um pouquinho mais do que estava anteriormente (a chamada teoria do gene poupador).

Para evitar esse efeito indesejado e frustrante, o ideal é fazer uma reeducação alimentar, que vá reduzindo aos poucos as calorias e as restrições não são tão intensas, de forma que vamos “enganando” nosso corpo e ele lance mão desses mecanismos de adaptação ao jejum ou restrição calórica. No fim das contas, é muito mais rápido e duradouro emagrecer gradualmente, do que ter altos e baixos diversas vezes! – Bruna Castelani, nutricionista BioEco.

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