Dicas para evitar o Efeito Sanfona

O efeito sanfona é muito comum em dietas restritivas e monótonas, onde o indivíduo emagrece, mas logo volta engordar. Isso acontece porque em dietas restritas, ocorre grande perda de peso em um curto espaço de tempo.

Mas não se engane! A maior parte do peso que é perdido nesse tipo de dieta corresponde à água corporal (resultado de desidratação e/ou diminuição do inchaço) e perda de massa muscular – e nunca é bom perder músculos! Mesmo para quem quer emagrecer! – e não de gordura.

Com a perda de massa muscular o metabolismo fica mais lento, fazendo que você gaste menos calorias durante o dia, do que comumente você gasta, o que favorece o ganho de peso à longo prazo. Além disso, com a grande restrição alimentar, o corpo “entende” que algo está errado e como forma proteção “cria” mecanismos para desacelerar seu metabolismo e aumentar o acúmulo de gordura como forma de proteção para futuras restrições.

E claro, é muito difícil manter uma dieta maluca por muito tempo, logo o indivíduo volta a comer normalmente, o que ocasiona ganho de peso. Por esse motivo, que quando a pessoa perde peso de forma rápida (mais de 4kg por mês), o retorno ao peso anterior é mais rápido ainda, e a tendência é ganhar um pouquinho mais do que estava anteriormente (a chamada teoria do gene poupador).

Para evitar esse efeito indesejado e frustrante, o ideal é fazer uma reeducação alimentar, que vá reduzindo aos poucos as calorias e as restrições não são tão intensas, de forma que vamos “enganando” nosso corpo e ele lance mão desses mecanismos de adaptação ao jejum ou restrição calórica. No fim das contas, é muito mais rápido e duradouro emagrecer gradualmente, do que ter altos e baixos diversas vezes! – Bruna Castelani, nutricionista BioEco.

Entre em contato com a Bio Eco Esportes. Clique AQUI.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Sábado tem treino de corrida e caminhada! Participe!
Uma dose extra de energia para o treino deste sábado!!! Nosso ponto de encontro será no Piracicaba Bike Café!  Treino aberto e gratuito! Convida todo mundo e vem!  
BioEco no pódio da 1° Etapa Copa FBR MTB – Itupeva-SP
No último fim de semana, nossos alunos marcaram presença na 1ª Etapa Copa FBR MTB que aconteceu na cidade de Itupeva-SP. Confira os alunos que subiram ao pódio!  – Nossa aluna, Fernanda Torresan, ficou em 4ª colocada na categoria Pro Elite.   Quem também subiu ao pódio na mesma prova foi o aluno José Pedro
Domingo foi dia de treino longo de corrida off road!
Ontem, os alunos mais experientes do nosso time, participaram de um longão de corrida com o acompanhamento dos nossos treinadores e carro de apoio. Confira algumas fotos:
Aluna BioEco participa da Miami Marathon
Nossa aluna, Paula Padovani participou da Miami Marathon! Confira o depoimento dela contando sobre essa experiência inesquecível! “Mais uma medalha e esta eu vou lembrar com muito carinho. Minha segunda maratona! Quantos momentos para lembrar e para agradecer. Obrigada nutri querida, se não fosse você eu estaria na Nutella com banana de pré e pós
Participe do nosso treino aberto de corrida e caminhada
Neste sábado acontece mais um treino aberto. Nosso encontro será na Av. Renato Wagner no estacionamento em frente ao Clube de Campo de Piracicaba. Que tal convidar aquele seu parceiro(a) de treino para participar? Todos são bem vindos! Nos vemos lá!
No pódio – Time BioEco é destaque na Corrida Explore!
No sábado aconteceu mais uma edição da Corrida Explore 6h, no Horto Florestal do Tupi, aqui em Piracicaba! E o Time BioEco subiu ao pódio em todas as categorias que participou: solo masculino, dupla masculina e quarteto feminino! 👉Nosso professor, Rafael Aragon – 2º lugar geral – solo masculino. 👉Os alunos, Nicholas e Adailton –

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480