Dicas para evitar o Efeito Sanfona

O efeito sanfona é muito comum em dietas restritivas e monótonas, onde o indivíduo emagrece, mas logo volta engordar. Isso acontece porque em dietas restritas, ocorre grande perda de peso em um curto espaço de tempo.

Mas não se engane! A maior parte do peso que é perdido nesse tipo de dieta corresponde à água corporal (resultado de desidratação e/ou diminuição do inchaço) e perda de massa muscular – e nunca é bom perder músculos! Mesmo para quem quer emagrecer! – e não de gordura.

Com a perda de massa muscular o metabolismo fica mais lento, fazendo que você gaste menos calorias durante o dia, do que comumente você gasta, o que favorece o ganho de peso à longo prazo. Além disso, com a grande restrição alimentar, o corpo “entende” que algo está errado e como forma proteção “cria” mecanismos para desacelerar seu metabolismo e aumentar o acúmulo de gordura como forma de proteção para futuras restrições.

E claro, é muito difícil manter uma dieta maluca por muito tempo, logo o indivíduo volta a comer normalmente, o que ocasiona ganho de peso. Por esse motivo, que quando a pessoa perde peso de forma rápida (mais de 4kg por mês), o retorno ao peso anterior é mais rápido ainda, e a tendência é ganhar um pouquinho mais do que estava anteriormente (a chamada teoria do gene poupador).

Para evitar esse efeito indesejado e frustrante, o ideal é fazer uma reeducação alimentar, que vá reduzindo aos poucos as calorias e as restrições não são tão intensas, de forma que vamos “enganando” nosso corpo e ele lance mão desses mecanismos de adaptação ao jejum ou restrição calórica. No fim das contas, é muito mais rápido e duradouro emagrecer gradualmente, do que ter altos e baixos diversas vezes! – Bruna Castelani, nutricionista BioEco.

Entre em contato com a Bio Eco Esportes. Clique AQUI.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Alimentação X Culpa
É comum você se sentir culpado(a) após comer? Não, não é normal associar alimentação com culpa! Você sempre associa sentimentos negativos com a alimentação? A alimentação é sua ÚNICA fonte de prazer? Você separa em “alimentos de dieta” e “alimentos proibidos”? Se você respondeu sim, a alguma dessas perguntas, acredite, esse seu relacionamento com a
Musculação melhora o VO2?
O que é VO2? É importante para a Corrida? ⠀ Treinos de Musculação ajudam a melhorar? ⠀ ⠀ Bom, primeira coisa que devemos ter claro é o que é o VO2! Basicamente, VO2 é o volume de Oxigênio (O2) que seu corpo é capaz de captar, transportar e utilizar (lembrando que o oxigênio é importantíssimo
Segunda-feira é dia de treino aberto de corrida!
Todas as segundas temos treino aberto de corrida e caminhada no Parque da Rua do Porto! Temos dois pontos de encontro: às 18h50 na BioEco (Rua Ipiranga, 226. Quase em frente ao SESC) ou às 19h na fonte desativada dentro do Parque. Participe com a gente! O treino aberto é gratuito.
Alimentação e o comportamento “compensação”
Final de semana chegando… e é bastante comum os exageros em bebida alcoólica e petiscos. Um comportamento que é bastante prejudicial, tanto para a saúde, como para composição corporal, é o comportamento “compensação”. Observo muitas pessoas que comem exageradamente e depois acreditam que uma corridinha, um treino ou outras atividades físicas possam compensar excessos alimentares.
Setembro Amarelo: exercício físico no tratamento da Depressão
A Organização Mundial da Saúde estima que temos atualmente mais de 350 milhões de pessoas afetadas pela depressão. O transtorno depressivo maior é o mais prevalente transtorno mental, com uma prevalência ao longo da vida de 6-15%. A depressão é um dos diagnósticos mais comuns quando pensamos nos cuidados da saúde. A doença reduz a
Qual seu sonho no esporte?
Alcançar a linha de chegada? Ver seu relógio e confirmar que bateu seu próprio recorde? Chegar à condição física ideal? Vencer uma etapa de algum campeonato? Ser campeão de sua região ou nacional? Qualquer coisa que não seja do tamanho do sonho que você sonhou, não pegue, não faça! Seu sonho é importante, mas conquistá-lo

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480