Como os treinos resistidos melhoram a performance de corredores de média e longa distância

A melhora do desempenho em corridas de média e longa distância se deve a melhora gradativa de variáveis fisiológicas, biomecânicas, psicológicas, fatores ambientais, fatores técnicos e táticos.

Pensando em uma perspectiva fisiológica, temos três parâmetros principais que influenciam diretamente no desempenho, são eles:

  • Consumo máximo de oxigênio (VO2max)
  • Economia de movimento
  • Limiares de esforço (parâmetros de lactato sanguíneo)

Segundo um grupo de pesquisadores liderados por Richard C. Blagrove et al., eles identificaram em uma meta-análise, que esses três fatores juntos, respondem por um acerto de 95% na previsão da performance em um teste de 16km realizado em atletas bem treinados. Ou seja, a velocidade relacionada ao VO2max, os limiares de esforço baseados em parâmetros de lactato mais a economia do movimento tem sido muito usado para explicar as diferenças de desempenho entre a distância e intensidade treinadas por corredores.

No entanto, o ponto alto da pesquisa mostra que o VO2max difere pouco em grupos homogêneos de corredores de longa distância, o que sugere que fatores que influenciam na economia de movimento mostra uma grande variabilidade entre os indivíduos.

Nesse sentido, eles observaram um  grande eixo para sustentar a performance submáxima na corrida e seu custo energético. Sendo assim, resolveram ver como o treino de força contribui para o desempenho dos corredores de média e longa distância através da economia de movimento. Para isso, eles observaram também, após os treinos de força, como se comportaram os dados antropométricos, fisiológicos, biomecânicos e neuromusculares.

Os resultados desse estudo sugerem que o treino de força parece fornecer benefícios para melhorar a economia do movimento e a velocidade de sprint final  no final de uma prova, por exemplo. Já o VO2max, limiares de esforço (lactato) e a composição corporal parecem não ser afetadas pelo treino de força.

A conclusão final sugere que treinos de força, potência e pliométricos, de 2 a 3 vezes na semana, podem afetar positivamente o desempenho dos corredores.

 Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

Referências:

Richard C. Blagrove, Glyn Howatson, Philip R. Hayes. Effects of Strength Training on the Physiological Determinants of Middle- and Long-Distance Running Performance: A Systematic Review, Sports Med (2018) 48:1117–1149. Disponivel em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs40279-017-0835-7.pdf acesso em 26/11/2018.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Treino de corrida e caminhada na Av Cruzeiro do Sul
Atenção, time BioEco! Já definimos o local do treino deste sábado e será na tradicional Av. Cruzeiro do Sul! Vamos nos encontrar pra começar o fim de semana com força total e fazer um super treino!? 👊🏼👊🏼 Esperamos vocês!
Revisão do Consenso do Comitê Olímpico Internacional sobre Suplementos
Revisei esse CONSENSO do Comitê Olímpico Internacional sobre suplementos… 1- Fiz questão de grifar o nome dos caras que assinam esse CONSENSO para explícito a profundidade do documento e para deixar bem claro que se você não lê o que esses caras publicam, você está, no mínimo, na superficialidade dos fatos. 2- Definição: suplementos são
2019 já começou! Você está pronto para traçar seus objetivos?
Em um mundo onde cada vez mais o conforto, sedentarismo e conseguir alcançar metas sem a dedicação necessária é considerado o rei supremo do estilo de vida atual, praticar uma modalidade esportiva ou exercícios físicos é uma rara oportunidade de se materializar a necessidade do ser humano em se esforçar para se obter algo como
Sábado tem treino de corrida e caminhada na Esalq
Atenção, time BioEco! Sábado tem o primeiro treino do ano! Assim como vocês, já estamos a todo vapor. Vem fechar o treino da semana com aquela corridinha na Esalq! Esperamos vocês!
Low Carb, dietas da moda, perda de peso… Desvendando alguns mitos da saúde
“Após o artigo na Science, John Hawley deu uma entrevista informal no portal 9coach. Clique AQUI e confira a entrevista. Traduzindo para leigos as evidências que ele constrói através da ciência… Highlights⠀ ⠀ 1- Dietas que restringem alimentos ou programas de saúde/alimentação de celebridades talvez ajudem a perder peso em curto prazo, mas no longo
VO2max: o que é e como é calculado?
VO2max, um termo muito usado entre os praticantes e atletas de esportes de resistência, mas, de certa forma, muitos tem dúvidas sobre ele. VO2max, ou consumo máximo de oxigênio, utilizado para o cálculo da potência aeróbia, refere-se à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício intenso ou máximo. VO2max, é

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480