Como os treinos resistidos melhoram a performance de corredores de média e longa distância

A melhora do desempenho em corridas de média e longa distância se deve a melhora gradativa de variáveis fisiológicas, biomecânicas, psicológicas, fatores ambientais, fatores técnicos e táticos.

Pensando em uma perspectiva fisiológica, temos três parâmetros principais que influenciam diretamente no desempenho, são eles:

  • Consumo máximo de oxigênio (VO2max)
  • Economia de movimento
  • Limiares de esforço (parâmetros de lactato sanguíneo)

Segundo um grupo de pesquisadores liderados por Richard C. Blagrove et al., eles identificaram em uma meta-análise, que esses três fatores juntos, respondem por um acerto de 95% na previsão da performance em um teste de 16km realizado em atletas bem treinados. Ou seja, a velocidade relacionada ao VO2max, os limiares de esforço baseados em parâmetros de lactato mais a economia do movimento tem sido muito usado para explicar as diferenças de desempenho entre a distância e intensidade treinadas por corredores.

No entanto, o ponto alto da pesquisa mostra que o VO2max difere pouco em grupos homogêneos de corredores de longa distância, o que sugere que fatores que influenciam na economia de movimento mostra uma grande variabilidade entre os indivíduos.

Nesse sentido, eles observaram um  grande eixo para sustentar a performance submáxima na corrida e seu custo energético. Sendo assim, resolveram ver como o treino de força contribui para o desempenho dos corredores de média e longa distância através da economia de movimento. Para isso, eles observaram também, após os treinos de força, como se comportaram os dados antropométricos, fisiológicos, biomecânicos e neuromusculares.

Os resultados desse estudo sugerem que o treino de força parece fornecer benefícios para melhorar a economia do movimento e a velocidade de sprint final  no final de uma prova, por exemplo. Já o VO2max, limiares de esforço (lactato) e a composição corporal parecem não ser afetadas pelo treino de força.

A conclusão final sugere que treinos de força, potência e pliométricos, de 2 a 3 vezes na semana, podem afetar positivamente o desempenho dos corredores.

 Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

Referências:

Richard C. Blagrove, Glyn Howatson, Philip R. Hayes. Effects of Strength Training on the Physiological Determinants of Middle- and Long-Distance Running Performance: A Systematic Review, Sports Med (2018) 48:1117–1149. Disponivel em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs40279-017-0835-7.pdf acesso em 26/11/2018.

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