Como a falta de sono atrapalha meus treinos?

Atualmente, é bem descrita na literatura científica a importância do sono na performance atlética. Se necessidades de sono individuais não forem alcançadas, os resultados do treinamento podem ser abaixo do esperado.

Segundo Cummiskeyet al. (2013) as necessidades diárias de sono nos atletas podem variar em relação à população sedentária. Vários fatores podem ser levados em consideração como: volume de treinamento e intensidade, calendário de treinamento e estresse psicológico de treinamento.

Desempenho Cardiovascular: A falta de sono pode reduzir o desempenho cardiovascular em até 11%. Azbou e Kaygisiz (2009). O estudo concluiu que apenas uma noite de privação do sono é suficiente para reduzir a performance.

Efeitos Psicológicos: A privação do sono pode ter um efeito negativo no desempenho cognitivo, afetando a tomada de decisões e concentração para execução de movimentos finos.

Estabilidade emocional: Existe uma relação recíproca entre o sono e emoção, pois não só as atividades diárias que afetam o sono, como a qualidade e quantidade do sono também influenciam a forma como alguém reage durante o dia. A perda de estabilidade emocional pode ser extremamente prejudicial na prática esportiva, afetando o desempenho e a interação entre os indivíduos que estão praticando o esporte.

Metabolismo e sistema endócrino: O sono é essencial para as funções celulares, orgânicas e sistêmicas de um organismo, seu comprometimento é prejudicial para a regulação da glicose e alguns eixos hormonais. A glicose é a fonte primária de energia para muitos tecidos e, especificamente, os músculos são capazes de armazenar glicose sob a forma de glicogênio e esse armazenamento é influenciado pelo ritmo circadiano e pelo sono. Portanto, distúrbios do sono podem ser associados com o armazenamento de glicogênio mais lento, e um impacto negativo no desempenho atlético (Morselli et al, 2012).

As alterações hormonais causadas por distúrbios no sono incluem: aumento na secreção de cortisol e uma redução nos níveis de IGF-1(que é o responsável, de fato, pela maior parte dos efeitos atribuídos ao hormônio do crescimento (GH)). O cenário de aumento de Cortisol e diminuição do IGF 1 é favorável a diminuição de massa muscular e ganho de gordura corporal.

Overtraining e problemas do sono: Overtraining é uma condição de queda de performance bem conhecida, causada, na maioria das vezes, por recuperação incompleta de treinos e/ou competições. O overtraining pode levar a infecções do trato respiratório superior, dores musculares frequentes, distúrbios do sono, perda de apetite, distúrbios do humor, diminuição do interesse no treinamento e competição, diminuição da autoconfiança, incapacidade de concentração, entre outros efeitos. A privação de sono, pode antecipar o aparecimento do overtraining (Cummiskey et al, 2013).

O sono é extremamente importante para a prática de atividade física, para os atletas amadores e profissionais. Se o sono não está sendo reparador, é imprescindível procurar um médico especialista para resolver os distúrbios.

Faço um agradecimento especial ao Neurologista e aluno de triathlon da Bio Eco Esportes, Henrique Mendes, pela contribuição na construção do texto.

Bom sono e bons treinos pessoal!  Rafael Aragon, Professor Bio Eco Esportes

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Emagrecimento: soluções milagrosas existem?
Problema complexo não tem solução simplista! Não se deixe enganar! Não será uma única coisa ou ação isolada que farão você emagrecer (o chá milagroso, a sementinha mágica, o suplemento seca barriga, a última moda em medicamentos, o único treino poderoso, etc.) ⠀ ⠀ Somos seres complexos e soluções reducionistas não resolverão um problema dessa
Aluna BioEco participa da Maratona de Chicago
No último fim de semana, nossa aluna, Melina, participou da Maratona de Chicago! Olha só o depoimento dela sobre a prova… “Que maratona linda! Tudo tão organizado, todos tão simpáticos, tanta torcida nas ruas, todas as tribos, crianças, idosos, pessoas distribuindo água e comida pros maratonistas, lugares lindos…  Foi tudo tão perfeito que não ter
Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
Hoje é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade! Trouxemos para a reflexão de todos um texto do nosso Prof. Alan Schmidt. Confira! Empreender sua própria saúde: sobrepeso e obesidade! Empreender é decidir realizar algo no sentido concreto da coisa; é por em execução. Vamos trazer esse verbo para nossas vidas no texto de hoje,
Planilha de Treino Online!
O TrainingPeaks é um aplicativo que facilita sua rotina de treinamento à distância, a comunicação entre você e seu treinador e o monitoramento dos seus resultados. Buscamos sempre oferecer o melhor para nossos alunos em todo o Brasil, por isso utilizamos esta tecnologia para que você tenha a melhor experiência possível com sua planilha de
Treino Aberto no Parque da Rua do Porto!
Toda semana tem treino aberto no Parque da Rua do Porto! Participe! Temos dois pontos de encontro: às 18h50 na BioEco (Rua Ipiranga, 226. Quase em frente ao SESC) ou às 19h na fonte desativada dentro do Parque. Esperamos vocês!!!
Outubro Rosa!
Outubro chegou e esse mês acontece uma das campanhas mais importantes do ano, o Outubro Rosa!  A campanha tem o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480