Como emagrecer rápido depois das festas de fim de ano

Como emagrecer rápido depois das festas de fim de ano…  Olha só o que a nossa nutricionista, Bruna Castelani, tem a dizer sobre isso:

Essa é oficialmente a primeira semana do ano, onde todo mundo volta pra rotina e, junto com isso, vem aquele misto de sensações: arrependimento, culpa, inchaço e também a vontade de fazer diferente nesse ano. 

Muito provavelmente nos próximos dias a porcentagem de buscas em sites com assuntos relacionados a dieta, emagrecimento e redução de inchaço, será bem alta. Mas tome cuidado com qual será sua fonte de pesquisa!

Para te ajudar a mudar de verdade nesse ano que se inicia, listei algumas estratégias…

Evite atitudes e ações drásticas, que não são compatíveis com sua realidade. Seja sincero: por quanto tempo você consegue manter um padrão muito diferente da sua rotina?

Opte por mudanças pequenas, que você consegue manter constância a curto, médio e longo prazo. Se você já tem uma rotina alimentar saudável, mas saiu da linha no final de ano, volte a comer normalmente, que logo o inchaço e a gordura que acumulou, irão embora;

Está se sentindo inchado? A melhor solução para o inchaço é se hidratar! Isso mesmo: tomar bastante ÁGUA! Mas, mais importante do que a quantidade ingerida, é a frequência. Então tome água ao longo do dia inteiro e verifique a coloração da urina, que deve estar em um tom amarelo claro;

Caso queira, também pode usar chás que tem ação diurética (500-700ml no máximo, e preferencialmente sem açúcar e sem adoçante): cavalinha, hibisco, verde, oliveira, gengibre, abacaxi, entre outros. Se quiser, pode ser gelado também. Porém, junto com o consumo dos chás é importante tomar água, pois como os chás tem ação diurética, favorecem desidratação e podem agravar o inchaço;

Outros alimentos que podem ajudar a desinchar são os vegetais verdes escuros, a melancia, o melão e o abacaxi, pois apresentam fibras e os minerais magnésio e potássio;

Se seu intestino está mais preso, opte por caprichar no consumo de água, frutas, verduras, legumes, farelos e sementes. Não caia na tentação de usar chás laxativos como chá de sene, extrato de ruibarbo e cáscara sagrada (fique atento para mistura de chás que apresentam essas ervas) e medicamentos laxantes. Essas substâncias NÃO regulam o intestino, promovem diarreia e trazem efeitos negativos para os microorganismos benéficos do intestino;

Se você tem o hábito de se exercitar, mas ficou parado nesse final de ano, não se sinta culpado! É só voltar a treinar com regularidade. Pausas nos treinos podem ser interessantes para dar um descanso para tendões, articulações e para você voltar mais animado para a rotina de treinos.

Se você não está acostumado a fazer exercícios e quer começar agora, comece devagar! Procure sempre orientação de um profissional de educação física. Querer compensar exageros alimentares com excessos de exercícios só trará prejuízos, aumento da chance de lesões, e provavelmente não conseguirá manter esse padrão de ação. Busque atividades que você tem mais afinidade, podendo ser em academia ou algum esporte: natação, lutas, futebol, tênis, vôlei, danças, etc.

Existem tantas alternativas, que alguma com certeza irá te agradar. Se está em dúvida, faça uma aula experimental (a maioria dos espaços oferece essa opção para que você possa conhecer o ambiente e modalidade);

E finalmente: cuidado com a pressa! Ela pode fazer com que você tome atitudes prejudiciais!  Está com dúvidas? Procure auxílio profissional. 

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