Como calcular o VO2max e qual a sua importância?

VO2max, um termo muito usado entre os praticantes e atletas de esportes de resistência, mas, de certa forma, muitos tem dúvidas sobre ele.

VO2max, ou consumo máximo de oxigênio, utilizado para o cálculo da potência aeróbia, refere-se à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício intenso ou máximo. VO2max, é considerado o principal indicador da aptidão cardiovascular em exercícios prolongados.

Como é calculado o VO2max?

Existem vários métodos indiretos, através de estimativas e o método direto, padrão ouro, através da análise de gases inspirados e expirados. Durante teste incremental máximo (teste progressivo até a exaustão), por exemplo, na esteira para corredores. Além do VO2max, o teste fornece muitas outras informações como L1 e L2 (limiar anaeróbio), equivalentes respiratórios (VO2, VCO2) entre outros.

Qual a importância de conhecer o VO2max?

O VO2max fornece informações importantes para monitoramento dos efeitos do treinamento e planejamento das intensidades, volumes e planejamento da periodização.

Valores: usualmente utiliza-se o valor relativo do VO2max,  expresso por ml/kg/min.

Os valores variam muito de acordo com o condicionamento cardiovascular individual, desde  35 ml/kg/min para sedentários saudáveis até valores próximos a 90 ml/kg/min encontrados em atletas olímpicos de esportes endurance.

Rafael Aragon, Treinador Bio Eco Esportes – Natação / Ciclismo / Corrida / Triathlon / Personal Trainer. 

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