Alimentação e imunidade

Seguem alguns alimentos que você pode investir no consumo para fortalecer sua imunidade! 💪😀:

-Inhame: rico em potássio, vitaminas do complexo B e tem ação depurativa (auxilia na eliminação de toxinas). Você pode consumir no formato de purê, batido com frutas, na vitamina, sopas, saladas;

-Gengibre: Rico em vitamina C, vitamina B6 e com ação bactericida e propriedades anti-inflamatórias. Pode ser acrescentado em sucos, no tempero da alimentação e chás;

-Frutas cítricas (laranja, abacaxi, acerola, goiaba, limão, morango, entre outras): ricas em fibras, vitaminas C, magnésio, potássio, com alta capacidade antioxidante que combate os radicais livres. Procure consumir de 1-5 porções por dia;

-Açafrão (ou cúrcuma): rica em curcumina com propriedades antissépticas e antibacterianas e auxilia na estabilização da microbiota intestinal (bactérias presentes no intestino). Pode ser consumido em pó ou no formato de raiz para temperar a comida ou batido em sucos;

-Oleaginosas (castanhas, nozes, pistache, amendoim): ricas em zinco, selênio e gorduras “boas” (mono e poliinsaturadas), com propriedades antioxidantes que favorecem a melhora da proteção contra doenças. É importante evitar o excesso do consumo por conta de serem ricas em gordura e apresentarem um alto valor calórico. Além disso selênio em excesso pode ser tóxico (consuma de 1-4 unidades por dia ou o que for recomendado pelo seu nutricionista);

-Probióticos (iogurte, kefir, leite fermentado): o consumo desses alimentos auxiliam na regulação do intestino, órgão este que, tem papel muito importante na barreira contra bactérias e vírus. Geralmente esses produtos são bem tolerados, até por quem tem intolerância a lactose (dependendo do grau de intolerância);

-Alho e cebola: temperos excelentes que tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante. Inclua as versões naturais na sua alimentação, evite temperos artificiais.

Esses alimentos são excelentes, e poderia listar muitos outros que podem ser aliados da sua imunidade, mas lembre-se nenhum alimento é milagroso! É importante pensar na sua alimentação e estilo de vida como um todo. 😉 Bruna Castelani, nutricionista BioEco.

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