10 estratégias para se manter saudável nesse período de festas!

O Natal está chegando…

E traz com ele toda magia de paz, esperança e fé! E também, é nesse período que são realizadas diversas confraternizações, comemorações e festas.

Para quem quer manter a saúde e não sair do previsto no plano alimentar não precisa ficar de fora de nenhum desses eventos. O mais importante é utilizar algumas estratégias para não comprometer a saúde e os esforços dos meses anteriores.

Estratégias para não sair (muito!) da linha neste fim de ano:

1) Ano que vem eu começo: ao invés de deixar as mudanças para o ano que vem, comece já! Deixar para depois pode tornar o tratamento mais difícil. Pequenas mudanças já fazem grandes diferenças!

2) Fracionamento: evite ficar grandes períodos em jejum. Opte por lanches saudáveis nos intervalos. Acumular fome pode fazer com que aconteça grandes exageros na próxima refeição!

3) Mastigação: mastigue bastante os alimentos, descanse os talheres e saboreie!

4) Sobremesas: opte pelas frutas da estação e que são típicas do Natal. Elas são uma boa fonte de vitaminas e minerais e refrescam o calor nesse período. Consuma com moderação doces à base de leite condensado, creme de leite e chocolate.

5) Oleaginosas: nozes e castanhas são típicas do Natal são ótimas fontes de zinco selênio e vitaminas e minerais, no entanto, consuma com moderação pois são bastante calóricas.

6) Bebidas: beba água durante todo dia! Em geral, as pessoas se esquecem de consumir água quando se tem a oferta de refrigerantes e sucos artificiais. A maior parte de líquidos consumidos no dia deve ser de água.

7) Bebidas alcoólicas: beba com moderação, intercale a bebida alcoólica com água ou suco e sempre acompanhado de comida.

8) Presentes e amigos secretos ao invés de pedir doces ou chocolates, opte por presentes mais duráveis como: livros, produtos de beleza, roupas, sapatos, perfumes, etc.

9) Panetones e chocotones: consuma com moderação! Os supermercados vendem durante o mês inteiro, mas deixe para consumir nos dias de festa. Panetones e chocotones são bastante calóricos e bastante ricos em colesterol e gordura saturada.

10) Festas, eventos e confraternizações: antes de sair, consuma um lanche leve e saudável para não chegar faminto no evento e consequentemente comer mais. Na festa, preste atenção na quantidade de alimentos consumidos, pois muitas pessoas exageram na quantidade por não ter noção do quanto estão comendo. E aproveite também este momento, para rever amigos e familiares, dar risada, conversar, dançar e curtir a festa!

Boas festas e se divirta sem moderação!

Dica da nossa nutri, Bruna Castelani!

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