1 em cada 10 jovens brasileiros sofre de hipertensão arterial

Roberto Kalil Filho, diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês relevou que o aumento da incidência de hipertensão entre jovens está muito relacionada à obesidade e ao sedentarismo, que estão crescendo no Brasil. Como a doença costuma ser assintomática, principalmente entre os jovens, muitos demoram a descobrir a doença.

Ao contrário do que muitos jovens imaginam, não são só os idosos que sofrem com a pressão alta. Embora a doença seja mais prevalente em pessoas mais velhas, dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 10% da população brasileira entre 25 a 34 anos tem o diagnóstico de hipertensão arterial. Na faixa etária dos 35 aos 44 anos, esse índice sobe para 19%.

Pesquisas internacionais revelaram que a situação não acontece apenas no Brasil. Um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos jovens com idade entre 24 e 32 anos sofriam com a pressão arterial, porém metade não sabia que tinha a doença.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de hipertensão, a doença é responsável por 50% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e 25% dos casos de insuficiência renal, danos cada dia mais comuns entre pessoas jovens.

Adotar um estilo de vida mais saudável é essencial até mesmo em casos onde a hipertensão é genética. É preciso combater o excesso de peso, evitar alimentos ricos em sal e, claro, praticar atividades físicas.

Com informações do Estadão

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Plogging em Piracicaba! Conheça a iniciativa
Você sabe o que é Plogging?⠀ ⠀ Plogging é a mistura das palavras em inglês “jogging” e “picking up” e consiste em recolher os lixos encontrados enquanto realiza alguma atividade física, geralmente a caminhada/corrida leve.⠀ ⠀ Essa atividade começou na Suécia em 2016 e acabou se espalhando para outros países em 2018, quando também foi
Professor BioEco participa do 1º Congresso Olímpico Brasileiro
No último sábado, nosso professor Alan Schmidt, participou da primeira edição do Congresso Olímpico Brasileiro. O evento contou com a presença de grandes nomes do esporte nacional e internacional: Bernardinho, Bob Bowman (treinador do Michael Phelps), Renato Rocha, Christopher O’Brien, entre outros, promovendo um pensamento conjunto sobre como enfrentar os desafios do esporte olímpico no
Amanhã é dia de Treino Aberto!
Neste sábado, nosso tradicional Treino Aberto de Corrida e Caminhada acontece na Av. Renato Wagner em frente ao estacionamento do CCP. Convide seus amigos e participe com a gente. O treino é gratuito!
Páscoa sem exageros! Confira as dicas da nossa nutri
Olha só as dicas da nossa nutri, Bruna Castelani: Dependendo do tipo e da quantidade, o chocolate pode fazer pode fazer parte de uma alimentação saudável sem prejuízo para saúde. O chocolate meio amargo é rico em flavonoides e polifenóis, substâncias antioxidantes que evitam a formação dos radicais livres e podem auxiliar na diminuição dos
7ª Maratona de Revezamento JP
Ontem aconteceu na Unimep a 7ª Maratona de Revezamento JP: Solo – 42K, Dupla – 21K, Quarteto – 10K e Octeto 5K. Renata Martini e Flavia Ferraz – 1º Lugar Geral – Dupla Feminina. Prof. Rafael Aragon – 1º Lugar Geral – Solo. Parabéns à todos que participaram!!!
Chá verde, óleo de coco, chá de hibisco… Modismo alimentar ao longo dos anos
Modismo alimentar ao longo dos anos… A alimentação saudável é sim capaz de mudar nossa vida e melhorar nossa saúde, mas independente do seu objetivo, nenhum alimento sozinho faz milagre. Pense nisso!

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480