Pensando a corrida a longo prazo

Atualmente a corrida de rua vem conquistando muitos adeptos em sua prática. Já é largamente evidenciado em estudos cientificos os benefícios esperados para quem corre de maneira sistematizada e orientada.

Esses benefícios compreendem as esferas psicológicas e intelectuais, melhor funcionamento dos orgãos vitais e melhora da capacidade física. Já a prevalência de lesões em corredores amadores sem a devida orientação tem crescido demograficamante entre 14 e 50% ao ano. Sendo assim, observamos várias evidências científicas que sinalizam que a maioria das lesões podem ser evitadas por um sistema de treinamento e adaptação efetivo e individualizado/personalizado.

Nesse sentido, no momento em que uma pessoa decide correr, precisa levar em consideração todo seu sistema cardíaco; sua composição corporal, ou seja, se está com um sistema muscular adequado e preparado para esta prática esportiva, seus limiares de esforço baseados em frequência cardiaca e sem lesões osteomusculares.

No entanto, a realidade nos mostra que as considerações feitas acima não são levadas em conta pela maioria dos adeptos, por isso a alta prevalência das mais variadas lesões citadas acima. Muitas pessoas obesas, com patologias cardíacas, com lesões articulares ou musculares começam a praticar a corrida mesmo em condições corporais estressantes, por isso vamos indicar um passo a passo para que você consiga evoluir de maneira sustentavel nesse esporte apaixonante:

  • Primeiramente, se olhe no espelho ou simplesmente feche os olhos e sinta seu corpo. Se você estiver acima do peso procure regular sua alimentação de modo a perder o peso excedente e faça caminhadas em ritmos acelerados até sentir que está mais leve e sinta confiança para começar a dar os primeiros trotes. Em caso de obesidade, não indicamos tiros de velocidade ou trabalhos intervalados de alta intensidade de corrida, pois acreditamos que tal conduta agride muito as articulações e tecidos ligamentares levando a lesões sérias.
  • No caso de problemas no aparelho respiratório ou cardíaco nossa orientação fica em monitorar seu esforço via frequência cardíaca. Esse importante cuidado fará com que você tenha certeza de estar evoluindo sem lesionar seu coração e evita muitas acidentes vasculares. É de extrema importância utilizar estratégia interdisciplinar entre médico e treinador nesses casos.
  • Se antes de correr você tem dores em qualquer região do seu corpo, procure um médico ou fisioterapeuta para ajuda-lo a corrigir o problema antes do início do seu ciclo de treinos.

Em todos os casos é sugerido pelo American College of Sports Medicine fazer um trabalho de ganho de força muscular duas vezes na semana no mínimo e trabalhar o sistema aeróbio três vezes na semana.

Se você levar os treinos, sua alimentação e seu estilo de vida de maneira equilibrada e efetiva, começará a colher alguns frutos como a melhora no quadro geral de saúde, diminuição do estresse, melhora no humor, desenvolvimento dos músculos, diminuição do percentual de gordura corporal, melhora na atividade intelectual, diminuição na ingestão de medicamentos e visitas à hospitais por ocorrências de doenças, regulação de todo sistema hormonal, melhora da auto-imagem corporal e poderá manter-se correndo por toda sua vida de maneira sustentável e segura. Agora que já sabe como começar é só colocar em prática seu conhecimento.

Alan Schmidt, treinador BioEco – Esportes de Aventura / Canoagem / Corrida / Triathlon / Personal Trainer.  

 

 

 

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