“Andropausa” Queda na testosterona está associada ao envelhecimento e afeta saúde masculina

Nas últimas décadas, o interesse pela reposição hormonal masculina vem crescendo a medida que a população mundial envelhece

Certamente você já ouviu falar da Menopausa – mudanças hormonais que afetam a vida da mulher – mas e a Andropausa, você conhece? Podemos dizer que ela é a “menopausa masculina” e atinge homens a partir dos 50 anos de idade.

A andropausa (DAEM – Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino) é caracterizada pela queda hormonal ou deficiência de testosterona que os homens apresentam com o envelhecimento. De acordo com o Dr Fábio Watanabe, urologista especialista em reposição hormonal, a queda dos níveis desse hormônio no organismo masculino podem levar a problemas que afetam a sua qualidade de vida, como por exemplo: disfunção erétil e falta de libido e também doenças metabólicas e cardiovasculares, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia.

Após os 50 anos de idade, cerca de 25% dos homens vão apresentar DAEM. Os homens que apresentam níveis de testosterona baixos associados a sinais e sintomas específicos são diagnosticados portadores da doença.

“Queda da libido, perda da força e massa muscular, aumento da gordura abdominal, aumento da circunferência abdominal, queda de cabelo e pêlos corporais, depressão, aumento da irritabilidade, fadiga, piora da qualidade do sono, dificuldade de concentração, disfunção erétil, mau humor, osteopenia e osteoporose, sem contar na maior incidência de desenvolver diabetes, piora da pressão arterial e dos níveis de colesterol que podem aumentar os riscos cardiológicos, são alguns dos sintomas característicos da andropausa”, explica Dr Fábio.

Todo homem que faz uso de reposição hormonal deve ter um controle sistemático com o seu urologista para avaliar a eficácia do tratamento, ajuste de dose, entre outros fatores. Além disso, é importante realizar exames periodicamente para monitorar eventuais efeitos adversos ao tratamento.

“Quando bem diagnosticado e tratado de forma correta o homem não só melhora todos os sintomas como também previne doenças decorrentes causadas pela diabetes, hipertensão arterial, e dislipidemia e eventos tromboembólicos como infarto do miocárdio, por exemplo. Ou seja, o homem melhora substancialmente sua qualidade de vida”, afirma o especialista.

Além da reposição hormonal para tratar as causas da Andropausa, outros fatores também contribuem para amenizar os sintomas e melhorar a saúde masculina. Praticar atividades físicas regularmente é um deles. Muitos dos sintomas associados à DAEM – Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino podem ser amenizados com exercícios físicos, pois equilibram o organismo e melhoram a saúde.

“Praticar atividades físicas, como musculação, corrida, natação, caminhada, entre outras, contribui para melhorar alguns sintomas, como irritabilidade, ansiedade, apatia e depressão, pois já é sabido que exercícios liberam no organismo diversas substâncias que promovem bem estar e prazer. Além disso, os sintomas físicos também são trabalhados e é possível haver uma manutenção do peso corporal, perda de gordura, aumento da massa magra, redução da gordura localizada, e muito mais”, comenta Alan Schmidt, treinador e personal trainer.  

Tão importante quanto praticar exercícios, são as mudanças nos hábitos alimentares que contribuem efetivamente na vida dos homens que já chegaram aos 50 anos de idade. “A reeducação alimentar é essencial para controlar o peso. Conforme envelhecemos e dependendo do estilo de vida que levamos, nosso metabolismo perde sua intensidade de trabalho, associando isso a uma má alimentação, as chances da gordura abdominal (aquela famosa barriguinha) e outras doenças surgirem são ainda maiores”, finaliza Alan.

É importante cuidar da saúde de forma global: visitar o médico, fazer check-ups regularmente, optar pela reposição hormonal, praticar exercícios com acompanhamento profissional e se alimentar de forma correta com orientação nutricional é o combo perfeito: qualidade de vida + longevidade, ou seja, tudo que você precisa para viver mais e melhor!

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Últimas Notícias

 
Esse fim de semana tem treino duplo: Triathlon e Corrida
Treino duplo pra vocês esse fim de semana: Triathlon e Corrida! Triathlon: Parque da Rua do Porto – 1h de natação, (transição num ritmo tranquilo para a bike) – pedal de 1h30 na Rodovia Piracicaba/Limeira (reconhecimento do percurso da Copa Interior de Triathlon) – retorno ao Parque da Rua do Porto, (transição para a corrida)
Oficina de Pedal “rolo de treino” no SESC Piracicaba
A convite do Sesc Piracicaba, ontem ministramos uma oficina de como utilizar o “rolo de treino” para a prática de ciclismo. O bate papo com nossos treinadores Ricardo Simons, Rafael Aragon e Tiago Vecchiniesclareceu as principais dúvidas dos ciclistas e ainda mostrou na prática as vantagens de utilizar cada equipamento. Agradecemos ao SESC o convite. Agradecemos também a RollOver Bike
Praticar exercícios pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de idosos
Estudo realizado na Universidade de Oslo, na Noruega, constatou que praticar atividade física pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de idosos. No estudo, os pesquisadores acompanharam por 12 anos 5.700 pessoas com idades entre 68 e 77 anos. Uma das conclusões foi que idosos que praticavam pelo menos três horas de
Você sabia que a planilha de treinos não é só para quem pratica corrida?
Você sabia que a planilha de treinos não é só para quem pratica corrida? Independente da modalidade escolhida, você pode contar com a planilha de treinos para te ajudar: natação, musculação, ciclismo, entre outros, podem ter um plano de treinamento específico e periodizado. Seguir um plano de treinamento pode ajudá-lo a desenvolver melhor suas habilidades,
Os treinos de corrida aos sábados estão de volta!
Voltamos a todo vapor com os treinos abertos de corrida!!! Neste sábado, a partir das 7h30, saindo aqui da BioEco. Treinador responsável: Tiago Bauch. O treino de corrida é gratuito! Até sábado!    
Anota aí: terças e quintas tem treino aberto de corrida. 2018 já começou e você!?
Anota aí: terça e quinta tem treino aberto de corrida. 2018 já começou e você!? O treino aberto é gratuito e sempre sob a supervisão de um de nossos treinadores. Esperamos você! Mais informações – WhatsApp: 19 99690.7588. O Studio Premium BioEco fica na Rua Ipiranga, 226. Quase em frente ao SESC.

Curta a nossa Fan Page

 

Instagram

 

Parceiros

 

Contato

 

Entre em contato para saber mais sobre treinos, calendário de provas e outras informações.

Fone:    +55 (19) 3382.5451
Celular: +55 (19) 99690.7588
Email:   contato@bioecoesportes.com.br

Endereço:
Rua Ipiranga, 226
Centro | Piracicaba-SP
CEP. 13400-480